segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

Partilha 163 - O que parece o fim às vezes é o princípio! Ex 2 (Fim)


       

      Não somos esquecidas por Deus e quando pensamos que é o fim, percebemos então que é quando novas oportunidades estão a abrir-se diante nós! 
       Quando visitamos a Croácia! Ficámos instalados numa pequena aldeia à beira mar a umas dezenas de Quilómetros de Zadar chamada Vinjerac. Praias lindíssimas, muito sossego e pessoas muito acolhedoras! Numa bela manhã, quando fui correr decidi subir a montanha, e  inspirada pela paisagem segui pelos caminho das ovelhas na esperança que dessem a volta e regressa-se a casa. Mas  quanto mais eu avançava, mais afastada estava e o caminho menos visível, até que cheguei a um lugar onde apenas havia erva seca pisada pelos pastores no meio de rochas...percebi que tinha acabado o caminho. Parei, sentei-me a comer amoras e a apreciar toda aquela beleza e a ganhar fôlego para regressar a tempo do pequeno almoço. Quando depois de alguns minutos olhei para baixo,  vi um pastor com as ovelhas a subirem, espreitei e vi que dava para descer até ao mar. Comecei a descer pelo meio das rochas e a pisar a erva seca até que cheguei  a uma pequena praia sem acesso de carro, mas que parecia ter sido colocada ali só para mim! Tinha apenas espaço para duas ou três pessoas, mas a água era incrível, parecia um aquário com tantos peixes... senti que estava a descobrir um lugar que ninguém conhecia! (Claro que não uma vez que mais tarde fui com a minha família ver o lugar e havia algumas pessoas que iam com os seus barcos privados passar ali a tarde!) Mas naquele momento, foi especial, porque eu estava ali sozinha e a sentir-me uma mulher com muita sorte de estar a viver aquele momento! Se eu tivesse voltado para trás quando o caminho acabou eu nunca teria conhecido aquele lugar e teria perdido aquele momento que Deus preparou para mim!
      Existem momentos nas nossas vidas em que não esperamos mais nada, apenas estamos cheias de situações complicadas, estresse e decepções, que parecem ser o fim do caminho, mas espera um pouco e deixa Deus mostrar-te o que vem depois, o que está mais um pouco à frente. Moisés experimentou isso quando fugiu do Egipto: 

"Ouvindo, pois, Faraó este caso, procurou matar a Moisés; mas Moisés fugiu de diante da face de Faraó, e habitou na terra de Midiã, e assentou-se junto a um poço. E o sacerdote de Midiã tinha sete filhas, as quais vieram tirar água, e encheram os bebedouros, para dar de beber ao rebanho de seu pai.Então vieram os pastores, e expulsaram-nas dali; Moisés, porém, levantou-se e defendeu-as, e deu de beber ao rebanho. E voltando elas a Reuel seu pai, ele disse: Por que hoje tornastes tão depressa? E elas disseram: Um homem egípcio nos livrou da mão dos pastores; e também nos tirou água em abundância, e deu de beber ao rebanho. E disse a suas filhas: E onde está ele? Por que deixastes o homem? Chamai-o para que coma pão. E Moisés consentiu em morar com aquele homem; e ele deu a Moisés sua filha Zípora, A qual deu à luz um filho, a quem ele chamou Gérson, porque disse: Peregrino fui em terra estranha. E aconteceu, depois de muitos dias, que morrendo o rei do Egito, os filhos de Israel suspiraram por causa da servidão, e clamaram; e o seu clamor subiu a Deus por causa de sua servidão. E ouviu Deus o seu gemido, e lembrou-se Deus da sua aliança com Abraão, com Isaque, e com Jacó; E viu Deus os filhos de Israel, e atentou Deus para a sua condição."Êxodo 2:15-25
      

        Moisés estava sem rumo, o caminho tinha acabado num poço no meio do deserto. Agora ele não sabia como iria ser o seu dia de amanhã, apenas estava decepcionado, no meio do desconhecido e sozinho! Mas afinal era ali que ele encontraria a sua esposa, formaria a sua família e ainda encontraria uma casa.
      Os impulsos de Moisés levaram-no ao deserto, mas Deus continuou com Ele. preparou-lhe um futuro, protegeu-o e abençoou-o.
       Deus está connosco e é Ele quem abre diante de nós perspectivas, novos propósitos e um novo caminho. Moisés não conheceria Jetro, Zipora e não teria seus filhos se não tivesse fugido do Egipto e  se não tivesse parado naquele poço. Para Moisés parecia o fim de tudo, mas para Deus era o início de mais uma etapa do processo que Deus tinha na vida dele.
     Enquanto Deus cuidava de Moisés, preparava tudo no Egipto para poder libertar o seu povo! Deus cuida de nós mas não está esquecido, nem longe, de todos os outros que Ele ama. O povo gemia a pedir socorro e Deus os ouvia e preparava Moisés para ir em socorro deles! Maravilhoso como Deus tem tudo planeado, nem um dia sequer fora do Seu olhar!
     Ser MaisMulher é saber que mesmo quando parece estarmos sem saída, no limite da estrada, confiar que Deus ainda tem novos começos e dias que vão superar as nossas expectativas!!!

1 comentário: