quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Partilha 124 - Ser boa mãe é difícil tal como ser bom filho! Mas a ambos Deus ajuda.




"Honra teu pai e tua mãe, a fim de que tenhas vida longa na terra que o Senhor teu Deus te dá. Êxodo 20:12
Como filha rebelde que fui, apenas percebi a importância deste mandamento quando fui mãe...pois! Eu sei, que foi um pouco tarde, mas a verdade não pode ser escondida. Na verdade, quando temos filhos é que percebemos quanto mal fizemos (principalmente ). 
O que é magnifico é a importância que Deus dá à posição de pai e mãe, o quanto estas posições são valorizadas por Deus, de tal maneira que é o primeiro mandamento com uma promessa. Esta promessa tem haver com ter "vida longa". 
É claro e simples o que Deus está a ordenar neste quinto mandamento, que é que demos honra a quem nos sustenta e faz por nós o melhor que pode e sabe. Devemos ter em consciência que os pais, foram as pessoas que Deus nos deu para guiar-nos e cuidar de nós. 
Infelizmente, muitas de nós, não tiveram bons exemplos de pais e por isso dificulta quando queremos honra-los, ou até, algumas de nós nem souberam o que era ter pais...mas isso não é desculpa para não cumprir este mandamento. Digo isto, porque todas nós tivemos referencias, ou pessoas que foram como pais e maes para nós, e na falta de pais biológicos devemos encaminhar essa honra e respeito para a aqueles que se dedicaram a nós.
Por outro lado, este mandamento, deixa uma responsabilidade a quem já é mãe, porque como amamos os nossos filhos queremos que eles tenham vida longa, e por isso devemos ajudá-los a conseguirem honrar-nos. Isto é, às vezes comportarmo-nos de tal maneira com os nossos filhos que os levamos a rejeitar-nos, a não quererem sequer identificarem-se connosco e isso vai impedir que nos honrem, por isso cabe a nós também exercermos este papel de uma maneira sabia e não tirana. 
Ser mãe (agora falo para as mães) é o emprego mais árduo, é a atividade mais exaustiva, é o compromisso maior, mas é o que existe de mais recompensador. Nada é melhor do que poder acompanhar, ensinar e aprender com alguém que nasce dentro de nós. 
O Apóstolo Paulo escreve aos Efésios: 
"Filhos, obedeçam a seus pais no Senhor, pois isso é justo.
"Honra teu pai e tua mãe", este é o primeiro mandamento com promessa:
"para que tudo te corra bem e tenhas longa vida sobre a terra".
Pais, não irritem seus filhos; antes criem-nos segundo a instrução e o conselho do Senhor." Efésios 6:1-4

Assim sendo, a responsabilidade é de ambas as partes, mas se me permitem, já que somos mais maduras e mais velhas deveríamos ser nós a fazer a maior parte! Deus pode ajudar-nos a saber falar, corrigir, amar e acima de tudo ser exemplo. 
Ser Mais Mulher é saber honrar como filha e querer ser melhor mãe. Eunice Pocinho






Sem comentários:

Enviar um comentário