terça-feira, 10 de novembro de 2015

Partilha 121 - Quem ama ensina, quem aprende cresce e vive melhor.




   Quando estamos a educar os nossos filhos ou aconselhar gente mais nova, estamos a preveni-los, a defendê-los de passarem por situações que nós sabemos que não são boas. Como temos mais anos "por cá" e cada uma de nós tem já vivido muitas experiências, vemos as coisas de uma outra perspectiva, quer isto dizer, que quando estamos a dizer "não faças isso" ou " Isso não é correto", estamos a indicar-lhes o caminho certo a percorrer. Por muito que queiramos não vamos conseguir livra-los de todos os perigos, ou de todas as mas experiências, até porque, nestas coisas também muito se aprende. 
   Mas, é preciso ter cuidado com ênfase que damos à aprendizagem através do sofrimento, porque às vezes tenho a sensação de que nos acostumamos a passar por problemas e dizemos que é Deus a ensinar-nos. Eu acredito que tudo o que passamos nos ensina, claro! E que Deus pode usar uma coisa menos boa para nos fazer crescer, mas o que eu quero dizer, é que esse não é o plano central de Deus na nossa vida! O que Deus deseja para nós, é semelhante ( em maior escala de perfeição e amor) ao que nós desejamos para os nossos filhos, que é que aprendam a viver em obediência aos nossos conselhos para que estejam aptos a não caírem nos erros que levam ao sofrimento. Nós queremos que os nossos filhos nos ouçam de maneira a que fujam das escolhas erradas, que estejam atentos aos perigos e sejam capazes de aprender sem ter de passar por más circunstancias. Muito mais Deus que nos ama, não é desejo de Deus passarmos por dores e momentos que nos nos causam dor. Desde o Principio, que a forma de Deus trabalhar é preventiva, isto é ensinando sempre antes dos desafios para que estejamos preparadas e protegidas. Poderíamos começar desde Adão e Eva, com o aviso "da árvore do conhecimento do bem e do mal não comam porque se o fizerem certamente morrereis" (Genesis 2:17). Quando avançamos na narrativa bíblica, vemos Deus avisar a Caim, que não deixa-se o pecado domina-lo, porque isso seria a sua desgraça (Genesis 4:7), de seguida, durante cerca de 120 anos, ou seja uma geração inteira, Deus usa um homem chamado Noé para alertar o povo de que lhes era necessário crer que viria um grande diluvio ou então morreriam...(Genesis 6:8-22). E por aí em diante...até que chegamos ao livro de Exodo, onde o povo tinha sido tirado da terra do Egipto de uma maneira extraordinária, onde Deus tinha-lhes prometido que seriam uma nação e iriam  habitar numa terra prospera. 
   Ir habitar numa terra e ser uma nação de referencia para os outros povos, era uma grande desafio, par um povo que tinha vivido 400 anos como escravos no Egipto, par eles iria ser difícil, não somente porque tinham de viver de maneira diferente mas porque ainda por cima tinham de ficar fortes e undos para vencer os seus inimigos e conseguirem conquistar a terra. Assim, Deus dá a base estratégica para a vitoria do povo, o que conhecemos mais como os Dez Mandamentos. Estes mandamentos, não eram para ser retidos quando estivessem no meio da dificuldade, mas Deus os deu muito antes de eles enfrentarem os desafios, eles eram preventivos. Leiamos os dois primeiros:
"Então falou Deus todas estas palavras, dizendo:
Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão.
Não terás outros deuses diante de mim.Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam. 
E faço misericórdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos." Êxodo 20.1-6

    Os primeiros dois mandamentos são fundamentais para o cumprimento de todos os outros, eles eram um requisito fundamental para que pudessem ter uma vida segura e abençoada. Ao contrario do que eles tinham assistido no Egipto, eles deveriam ter um único Deus, servi-lo somente a Ele, renderem-se apenas a Ele, não tentarem fazer imagens, estátuas, objetos para orarem a eles ou pedirem a sua ajuda, não. Deveriam apenas orar, falar e postarem-se diante de Deus, crer n'Ele de uma maneira única, adorá-lo como a nada nem ninguém adoravam, ter Deus no mais alto  trono da vida e não compará-lo a nada nem ninguém.  Se resumíssemos estes dois mandamento numa frase, poderia ser "Somente Deus adorar" 
    Fica claro também que ter apenas Deus como Senhor, traria benção não somente para aquela geração mas também para a vindouras.
    Sem querer tornar-me muito chata, queria ainda levar-vos a ler um outro texto paralelo a este, em Deuteronômio 6 : 1-5, 12-14, que é Moisés já velho a lembrar o que tinha sido por Deus em Êxodo e depois de lembrar os dez mandamentos ele diz: 
"Estes, pois, são os mandamentos, os estatutos e os juízos que mandou o SENHOR vosso Deus para ensinar-vos, para que os cumprísseis na terra a que passais a possuir;
Para que temas ao Senhor teu Deus, e guardes todos os seus estatutos e mandamentos, que eu te ordeno, tu, e teu filho, e o filho de teu filho, todos os dias da tua vida, e que teus dias sejam prolongados. Ouve, pois, ó Israel, e atenta em os guardares, para que bem te suceda, e muito te multipliques, como te disse o Senhor Deus de teus pais, na terra que mana leite e mel. Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor.
Amarás, pois, o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças...Guarda-te, que não te esqueças do Senhor, que te tirou da terra do Egito, da casa da servidão. O Senhor teu Deus temerás e a ele servirás, e pelo seu nome jurarás.
Não seguireis outros deuses, os deuses dos povos que houver ao redor de vós;"

   Parece que este texto vem complementar ou quase interpretar o significado dos dois mandamentos que é que o povo devia ter Deus como único Senhor é servir somente a Ele, amá-lo com todas as suas forças, com tudo que havia neles. Se pensarmos bem, para o cumprimento destes dois primeiros mandamentos, não é apenas ficar sentadas e esperar que venha repentinamente dentro de nós um desejo de amarmos a Deus, mas requer uma atitude da nossa parte, decidirmos lutar contra tudo e contra todas as coisas, amarmos, servirmos e dependermos de Deus em primeiro lugar.
    Este dois mandamentos eram tão fundamentais para a sobrevivência do povo de Israel como nação escolhida, como são para nós Mais Mulheres, que queremos estar preparadas para enfrentar o "dia de amanha", debaixo da proteção de Deus. Ele é o único que pode nos livrar e ajudar. Preventivamente devemos colocar em pratica o servir apenas a Deus, adorarmos somente a Ele, não desperdiçarmos a nossa fé em objectos, em imagens imitadoras ou feitas, em coisas materiais, ou até em pessoas que possam parecer superiores... mas cumprirmos o que Deus mandou que é o colocarmos acima de tudo na nossa vida. Obedecer a Deus tem que ser a nossa paixão, o nosso foco e não desistirmos dele, mas lutarmos com a convicção que isso será um paço importante na nossa caminhada de mulheres mães, filhas, amigas, esposas, exemplares. Porque o Deus que prometeu, cumprirá. 
   Quantas são as coisas que querem tirar o primeiro lugar a Deus no nosso coração, a carreira, a imagem, os filhos, os maridos, os bens, o orgulho, a sociedade, etc.? O que acontece também é que estamos a colocar a culpa nos outros, mas somos nós mesmas que estamos a ser impedimentos. Deus preveniu, agora está nas nossas mãos pegar com todas as nossas forças esse mandamento e cumpri-lo.
    Ser Mais Mulher é Amar, servir a Deus acima de tudo e unicamente a Ele, e estar prevenida contra o futuro. EP





Sem comentários:

Enviar um comentário