quinta-feira, 12 de março de 2020

Partilha 234 - O nosso Êxodo (saída) é Jesus Cristo. (Ex fim)



       A presença de Deus se manifestava no meio do tabernáculo montado, através de uma nuvem de dia e uma chama de fogo de noite. Se tudo estava organizado como Deus tinha mandado então Deus se manifestava e acompanha o povo na jornada e também nas suas paragens. Em todo o trajeto era Deus quem mandava para onde ir e quando ir. Incrível o final deste livro de Exodo, onde Moisés quer deixar claro que todo o trabalho que tinham tido, tudo o que já tinham vivido e passado era para experimentarem o que é viver sobre a liderança de Deus. 
       Quando lemos este capitulo hoje, alias todo o livro de Êxodo  percebemos em primeiro lugar o quanto somos falhos e o quanto Deus é perfeito. Em segundo lugar, que Deus nos escolhe apenas porque Ele sabe o que pode fazer em nós e nunca por aquilo que somos. Em terceiro, o livro de Exodo deixa-nos conscientes de que Deus tem uma saída para nós vitoriosa mas rigorosa também, onde Deus exige que a nossa vitoria seja de acordo com a Sua santidade e justiça. Assim entramos na quarta coisa que percebemos, é que Jesus Cristo, na sua vinda, morte e ressurreição, conquistou para nós o privilégio de vivermos com a presença de Deus, justificando-nos e santificando-nos com o Seu Sangue. 
        Se não fosse Jesus, estaríamos ainda a tentar criar ambiente para a presença de Deus, estaríamos ainda preocupadas com lugares e templos, como eles são e com a sua aparência...mas Jesus leva-nos a poder entrar na presença de Deus em qualquer lugar e em qualquer momento...
        Se não fosse Jesus, estaríamos ainda preocupados em ter uma identidade e em saber quem somos...mas Jesus deu-nos uma identidade, como Filhas de Deus, que ninguém pode anular ou mudar. 
        Se não fosse Jesus, estarias ainda a viver de visões apenas, de ordens proféticas exteriores...mas com Jesus, Deus elo-nos com o Seu Espirito dentro de nós, para nos orientar, ensinar e santificar. 
        Ser MaisMulher é viver tudo o que o Êxodo nos ensina, saindo da velha mulher e preparar-se para entrar nas promessas de Deus...mas no nosso caso com a presença do Espirito Santo em nós. Jesus é o nosso Êxodo. 


"Falou mais o SENHOR a Moisés, dizendo:
No primeiro mês, no primeiro dia do mês, levantarás o tabernáculo da tenda da congregação,
E porás nele a arca do testemunho, e cobrirás a arca com o véu.
Depois colocarás nele a mesa, e porás em ordem o que se deve pôr em ordem nela; também colocarás nele o candelabro, e acenderás as suas lâmpadas.
E porás o altar de ouro para o incenso diante da arca do testemunho; então pendurarás a cortina da porta do tabernáculo. Porás também o altar do holocausto diante da porta do tabernáculo da tenda da congregação. E porás a pia entre a tenda da congregação e o altar, e nela porás água.
Depois porás o pátio ao redor, e pendurarás a cortina à porta do pátio.
Então tomarás o azeite da unção, e ungirás o tabernáculo, e tudo o que há nele; e o santificarás com todos os seus pertences, e será santo. Ungirás também o altar do holocausto, e todos os seus utensílios; e santificarás o altar; e o altar será santíssimo. Então ungirás a pia e a sua base, e a santificarás. Farás também chegar a Arão e a seus filhos à porta da tenda da congregação; e os lavarás com água. E vestirás a Arão as vestes santas, e o ungirás, e o santificarás, para que me administre o sacerdócio. Também farás chegar a seus filhos, e lhes vestirás as túnicas,
E os ungirás como ungiste a seu pai, para que me administrem o sacerdócio, e a sua unção lhes será por sacerdócio perpétuo nas suas gerações. E Moisés fez conforme a tudo o que o Senhor lhe ordenou, assim o fez. Assim, no primeiro mês, no ano segundo, ao primeiro dia do mês foi levantado o tabernáculo. Moisés levantou o tabernáculo, e pôs as suas bases, e armou as suas tábuas, e colocou nele os seus varais, e levantou as suas colunas; E estendeu a tenda sobre o tabernáculo, e pôs a cobertura da tenda sobre ela, em cima, como o Senhor ordenara a Moisés. Tomou o testemunho, e pô-lo na arca, e colocou os varais na arca; e pôs o propiciatório em cima da arca. E introduziu a arca no tabernáculo, e pendurou o véu da cobertura, e cobriu a arca do testemunho, como o Senhor ordenara a Moisés. pôs também a mesa na tenda da congregação, ao lado do tabernáculo, para o norte, fora do véu, E sobre ela pôs em ordem o pão perante o Senhor, como o Senhor ordenara a Moisés. Pôs também na tenda da congregação o candelabro na frente da mesa, ao lado do tabernáculo, para o sul, E acendeu as lâmpadas perante o Senhor, como o Senhor ordenara a Moisés.
E pôs o altar de ouro na tenda da congregação, diante do véu, E acendeu sobre ele o incenso de especiarias aromáticas, como o Senhor ordenara a Moisés. Pendurou também a cortina da porta do tabernáculo, E pôs o altar do holocausto à porta do tabernáculo da tenda da congregação, e sobre ele ofereceu holocausto e oferta de alimentos, como o Senhor ordenara a Moisés. Pôs também a pia entre a tenda da congregação e o altar, e nela pôs água para lavar. E Moisés, e Arão e seus filhos nela lavaram as suas mãos e os seus pés. Quando entravam na tenda da congregação, e quando chegavam ao altar, lavavam-se, como o Senhor ordenara a Moisés. Levantou também o pátio ao redor do tabernáculo e do altar, e pendurou a cortina da porta do pátio. Assim Moisés acabou a obra.
Então a nuvem cobriu a tenda da congregação, e a glória do Senhor encheu o tabernáculo;
De maneira que Moisés não podia entrar na tenda da congregação, porquanto a nuvem permanecia sobre ela, e a glória do Senhor enchia o tabernáculo. Quando, pois, a nuvem se levantava de sobre o tabernáculo, então os filhos de Israel caminhavam em todas as suas jornadas.
Se a nuvem, porém, não se levantava, não caminhavam, até ao dia em que ela se levantasse;
Porquanto a nuvem do Senhor estava de dia sobre o tabernáculo, e o fogo estava de noite sobre ele, perante os olhos de toda a casa de Israel, em todas as suas jornadas."
Êxodo 40:1-38





Sem comentários:

Enviar um comentário