segunda-feira, 23 de março de 2020

Culto doméstico -Uma família abençoada é uma família obediente. (2/8)

Culto Doméstico 

   O que é o culto doméstico?

   O culto doméstico é nada mais e nada menos que fazer um culto a Deus com a nossa família mais próxima, que na maioria das vezes acontece dentro da nossa casa. O culto doméstico não deve substituir frequentar uma Igreja, porque ele, tal como ir à Igreja serve como mais um complemento ao nosso crescimento na fé.

   Porque é que devemos fazer culto doméstico?

   Existem múltiplas razões para cada família ter o seu próprio culto doméstico. mas aqui queremos referenciar apenas alguns que achamos mais relevantes.

- Crescer espiritualmente e no relacionamento com Deus deve ser uma prioridade da família Cristã.
- Uma oportunidade de evangelizar a família.
- Os pais poderem perceber quais são as questões e pensamentos mais profundos dos filhos acerca de Deus e a Sua Palavra.
- Oportunidade para juntos orarem por assuntos internos da família.
- Passarem um tempo de qualidade em família.
- Mutuamente terem experiencias com Deus, levando assim a família a viver de uma maneira real a união espiritual que Deus concede a cada família.

   Como fazer o culto Doméstico?

   Em primeiro lugar preparar uma espécie de reunião familiar para juntos decidirem qual o melhor horário para estarem semanalmente juntos e qual o dia(s) que melhor se adequa(m) à realidade laboral e escolar da família. (Esta reunião não deve ser um pedido dos pais aos filhos para fazerem o culto, mas apenas a apresentação da sua decisão em fazer o culto. Deixando assim claro a cada um da família que o Pai ou a Mãe, ou ambos decidiram que o melhor para a sua família é começarem a fazer o seu culto doméstico. Em todo o caso, é importante que os mais novos se sintam incluídos no projeto e que a sua opinião também é importante).
   Depois de encontrado o horário, devem também decidir qual o plano (como este que fornecemos ou outro). O plano é importante para que haja consistência na aprendizagem e também para que de uma forma sistemática os conceitos bíblicos sejam adquiridos, de forma que produzam um efeito melhor na vida de cada um dos elementos da família. 
   Por fim,  deve também ser refletido quais as maiores necessidades da família, se precisam mais de trabalhar no ensino da Palavra, no compromisso, na união, etc. Para assim poderem direcionada cada culto à maior necessidade da família. 

TEMA - Uma família abençoada é uma família obediente. (Baseado na vida de Abraão e Sara em Genesis 12-24)

PLANO PARA 2 MESES, UMA VEZ POR SEMANA

    II Semana - O pecado não faz parte do plano de Deus .

    Introdução 

    Aqui em casa, fizemos um jogo que se chama "Não pisa a Caca". O nome do jogo é estranho e até o próprio jogo é mesmo um pouco pateta...mas por incrível que pareça é muito engraçado e acabamos todos a rir! Mas se tu não tiveres o jogo, vamos dar-te aqui a dica para fabricar um:
    Precisas de Plasticina (de preferência da cor castanha) e de um pano para tapar os olhos do jogador. Depois fazem uns montes de Plasticina e espalha por um caminho definido para o jogo. De seguida, quem vai jogar deve ter os olhos devidamente tapados e deve caminhar pelo caminho, sem pisar a Plasticina ( o que se torna bastante difícil ...e muito enervante para quem não vê nada). Quando pisa, os outros gritam: "Pisaste a Caca".
     Quando todos jogarem, começam as conclusões:
     A Plasticina representa o pecado, ou seja fazer o que é errado diante de Deus. No nosso caminho, ou na nossa vida, precisamos ter os olhos bem abertos para não pecarmos. Ter os olhos tapados é não conhecer a vontade de Deus..ficamos sujeitos a pecar. Mas quando Deus está na nossa vida, Ele abre os nossos olhos para vermos por onde andamos.
      Para entrar no tema de hoje, perguntamos algumas coisas que para Deus são pecado? Temos de chegar a um pecado que é a mentira. 
      Ler Provérbios 19: 5 e 9 ( O melhor é usar várias versões Bíblicas, consoante a idade dos membros da família. Não esquecer o que os mais pequenos compreendem, também os mais velhos compreendem)

"A testemunha falsa não ficará sem castigo, e aquele que despeja mentiras perecerá." (v.9)
"A falsa testemunha não ficará impune e o que respira mentiras não escapará." (v.5)

  Desenvolvimento

   Cante um louvor a Deus conhecido à família, ou faça uma espécie de Karaoke todos juntos. Utilize este tempo para desenvolver talentos dos elementos da família, o mais novos podem ter o seu próprio instrumento improvisado ou que eles já estejam a aprender. Os mais velhos podem tocar, cantar, conforme desejam. E pode ser também um tempo preparado previamente por cada membro da família, como uma escala, onde em cada culto, um membro fica responsável por dirigir o tempo de louvor. (Com a continuação  dos cultos, esta parte tornar-se muito divertida e edificante)
   Leia Genesis 12: 9-11
   Agora é o tempo de tentar lembrar o que foi dito no último culto doméstico, quando Deus mandou Abrão sair para a terra prometida. Faça o breve resumo dos pontos importantes:
(Abrão obedeceu, confiou e até adorou a Deus)
    Na leitura vemos que a filia de Abrão e Sarai, passaram por um problema de fome e por isso decidiram ir para o Egipto. Mas Abrão estava com medo que o matassem por causa da beleza de Sarai! (O que quer dizer que Sarai era lindíssima). Então decidiram mentir e dizer que Sarai era irmã de Abrão. Esse plano não foi escolhido por Deus, mas pela própria família...e deu errado porque o Faraó descobriu, porque o próprio Deus puniu o Faraó e não gostou! Teve medo e mandou a todos embora. 
    Abrão achou que ninguém ia descobrir, porque não se lembrou que Deus não gosta da mentira. Então Deus, ensinou aquela família que em nenhum momento, Deus vai colaborar com a mentira de alguém. Deus amava muito Abrão e tinha um plano para ele e para a sua família, mas não gostava da mentira. Deus não precisa da mentira para cumprir o seu plano.

  Aplicação 

      Mesmo que pareça mais fácil mentir, devemos lembrar que Deus não quer que sejamos mentirosos. A mentira, assim como qualquer outro pecado, nunca são ideia de Deus para a nossa família. E muitas vezes, somos tentados a mentir, porque pensamos que vamos conseguir livrar-nos de alguma situação. (podemos usar exemplos que até já aconteceram dentro da família, mas sempre lembrando que a mentira tem "pernas curtas"). 
     Assim como o Faraó sofreu consequências com a mentira de Abrão, muitas vezes as nossas mentiras ou pecados, prejudicam quem está à nossa volta! E quando somos descobertos, ficamos envergonhados. E Deus não quer que sejamos envergonhados, nem a causa dos males dos outros. 
     Com este episódio de Abrão e Sarai, aprendemos que Deus não quer pecado na nossa família, nem em em cada um individualmente. Precisamos confiar que Deus vai ajudar-nos a enfrentar as dificuldades juntos mas com a Verdade. 

       Curiosidade que possas querer partilhar: 
       - Abrão e Sarai era meio irmãos, como vemos em Genesis 11:29, mas em nenhum momento Deus tratou Sarai como irmã  de  Abrão. Além disso uma meia verdade é também uma mentira. No principio, os irmãos ou meio irmãos casavam-se mas mais tarde Deus proibiu essa praticas (Levítico 18).
       - Era para Faraó normal obedecer e temer os deuses do Egipto, por isso quando ele viu o poder do Deus de Abrão, ele mesmo percebeu que era um Deus superior e verdadeiro por isso teve muito medo e nada fez contra Abrão. Naquele tempo, os deuses eram visto como hierarquia de poder, não se punha em causa a existência dos deuses... mas mesmo Faraó percebeu que era o Deus superior a todos os deuses. 

       Conclusão 

   Ore com todos os elementos da família, cada um pode orar ou apenas um, mas o mais importante é orarem para que Deus ajude a família a ouvir Deus e obedecer-lhe com confiança. Pode ser a oportunidade para pedir perdão pelos pecados e até quem sabe...se algum membro da família corajosamente confessa algum pecado escondido!!! Se isso acontecer deve haver alegria e perdão.  
    Apresente também assuntos de cada um individual e pergunte a cada um sobre o que quer que orem. 
      Este é o momento em que o diálogo com Deus vai ser maravilhoso na vida da família, porque todos vão perceber que pertencem ao mesmo Deus e isso traz união  com o mesmo Espirito, que é o Espirito Santo. Que independentemente do papel que cada um tem na família, são todos filhos de Deus.  


   

  


Sem comentários:

Enviar um comentário