segunda-feira, 16 de março de 2020

Culto doméstico - Uma família abençoada é uma família obediente.


Culto Doméstico 

   O que é o culto doméstico?

   O culto doméstico é nada mais e nada menos que fazer um culto a Deus com a nossa família mais próxima, que na maioria das vezes acontece dentro da nossa casa. O culto doméstico não deve substituir frequentar uma Igreja, porque ele, tal como ir à Igreja serve como mais um complemento ao nosso crescimento na fé.

   Porque é que devemos fazer culto doméstico?

   Existem múltiplas razões para cada família ter o seu próprio culto doméstico. mas aqui queremos referenciar apenas alguns que achamos mais relevantes.

- Crescer espiritualmente e no relacionamento com Deus deve ser uma prioridade da família Cristã.
- Uma oportunidade de evangelizar a família.
- Os pais poderem perceber quais são as questões e pensamentos mais profundos dos filhos acerca de Deus e a Sua Palavra.
- Oportunidade para juntos orarem por assuntos internos da família.
- Passarem um tempo de qualidade em família.
- Mutuamente terem experiencias com Deus, levando assim a família a viver de uma maneira real a união espiritual que Deus concede a cada família.

   Como fazer o culto Doméstico?

   Em primeiro lugar preparar uma espécie de reunião familiar para juntos decidirem qual o melhor horário para estarem semanalmente juntos e qual o dia(s) que melhor se adequa(m) à realidade laboral e escolar da família. (Esta reunião não deve ser um pedido dos pais aos filhos para fazerem o culto, mas apenas a apresentação da sua decisão em fazer o culto. Deixando assim claro a cada um da família que o Pai ou a Mãe, ou ambos decidiram que o melhor para a sua família é começarem a fazer o seu culto doméstico. Em todo o caso, é importante que os mais novos se sintam incluídos no projeto e que a sua opinião também é importante).
   Depois de encontrado o horário, devem também decidir qual o plano (como este que fornecemos ou outro). O plano é importante para que haja consistência na aprendizagem e também para que de uma forma sistemática os conceitos bíblicos sejam adquiridos, de forma que produzam um efeito melhor na vida de cada um dos elementos da família. 
   Por fim,  deve também ser refletido quais as maiores necessidades da família, se precisam mais de trabalhar no ensino da Palavra, no compromisso, na união, etc. Para assim poderem direcionada cada culto à maior necessidade da família. 

TEMA - Uma família abençoada é uma família obediente. (Baseado na vida de Abraão e Sara em Genesis 12-24)

PLANO PARA 2 MESES, UMA VEZ POR SEMANA

    I Semana - Se Deus manda vamos sem medo.

    Introdução 

    Prepare um jogo de sociedade, de tabuleiro ou cartas e joguem um vez (Escolher um jogo que todos os membros possam jogar). Depois de jogar, pergunte a cada um as regras do jogo. De seguida, questione para que servem essas regras, e rapidamente vão perceber que as regras servem para que o jogo tenha um bom funcionamento e para que todos possam saber jogar o jogo. A conclusão deve ser: Sem regras o jogo não terá sentido e ninguém saber como se joga. 
    Depois aplique à sua familia, dizendo que todas as famílias também precisam de regras para o seu bom funcionamento e para que cada um saiba qual o seu papel a desempenhar no seio familiar. Sem regras a família fica confusa e sem função. Acabe dizendo que na sua família a maior regra é obedecer a Deus, porque é a  regra que mais vai ajudar a família a ser feliz e encontrar o bom caminho.   
     Ler Romanos 6:16 ( O melhor é usar várias versões Bíblicas, consoante a idade dos membros da família. Não esquecer o que os mais pequenos compreendem, também os mais velhos compreendem)
"Não sabeis que daquele a quem vos ofereceis como servos para obediência, desse mesmo a quem obedeceis sois servos, seja do pecado para a morte ou da obediência para a justiça?"


  Desenvolvimento

   Cante um louvor a Deus conhecido à família, ou faça uma espécie de Karaoke todos juntos. Utilize este tempo para desenvolver talentos dos elementos da família, o mais novos podem ter o seu próprio instrumento improvisado ou que eles já estejam a aprender. Os mais velhos podem tocar, cantar, conforme desejam. E pode ser também um tempo preparado previamente por cada membro da família, como uma escala, onde cada culto um membro fica responsável por dirigir o tempo de louvor. (Com a continuação  dos cultos, esta vai se tornar uma parte muito divertida e edificante)
   Leia Genesis 12: 1-9
   Dê um panorama geral (previamente estudado sobre Abraão, mas simples e conciso, onde podes falar que Abrao se chamava no principio Abrao, Sara, Sarai, que ele vivia primeiro em UR dos Caldeus, mas ja tinha vindo com o seu pai Terá para Harã, porque Deus já estava a prepara o plano que tinha para a sua família, etc.)

   Fale acerca do texto lido, marcando pontos importantes para este culto:

- Deus deu uma ordem a Abrão para ir com a sua família mais próxima, não era para levar toda agente com ele.
   (Deus queria que Abrão aprendesse a viver um relacionamento com Ele intimo sem interferência de mais ninguém e queria levar Abrão a conquistar a promessa de Deus para ele. Para isso precisava aprender a abdicar a deixar e confiar em Deus)
- Abrão obedeceu a Deus e foi, porque confiou no que Deus lhe tinha prometido.
  (Quando Deus promete, Ele pede também que confiem nEle)
- Abrão sempre fazia um altar a Deus.
 (O culto a Deus fazia parte da vida familiar de Abrão porque ele agradecia cada momento a Deus)

  Aplicação 

  Assim como Abrão obedeceu temos de obedecer para cumprir o plano de Deus. Também temos de confiar que o que Deus tem para nós é o melhor mesmo que não compreendamos sempre tudo. Como família, é importante adorarmos a Deus juntos durante a nossa caminhada, agradecendo a Deus tudo o que Ele faz por nós e pedindo que nos ajude a conquistar as promessas que Ele tem para a nossa família. 
   Dê espaço para perguntas ou apresente perguntas. Aqui podem surgir perguntas como: 
- Como Deus falou com Abrão?
- O que é um altar?
   



Aqui fornecemos algum material que pode usar:

Altar no tempo Biblico
Naquele tempo Deus falava com o povo muitas vezes de forma audível, também através de homens que eram chamados profetas e também por meio de sonhos e também por meio de anjos que vinham falar com os homens. No casa de Abrão, a Bíblia não diz o meio que Deus usou neste texto para falar com Abrão, mas sabemos que com certeza, Deus sabia como Abrão ia compreender o que Deus falava e que Abrão ia ter a certeza que era Ele que falava com ele. 
Hoje Deus fala connosco através de pessoas, através de sonhos e através do nosso coração, porque temos o Espirito Santo, qu eé o Espirito de Deus, dentro de nós. Mas a maior maneira que Deus tem de falar connosco é através da Palavra de Deus, porque Deus inspirou homens para escreverem tudo o que precisamos para cumprir os Seus planos.  Por isso precisamos conhece-la para poder ouvir Deus falar. 


    Conclusão 

   Ore com todos os elementos da família, cada um pode orar ou apenas um, mas o mais importante é orarem para que Deus ajude a família a ouvir Deus e obedecer-lhe com confiança. Apresente também assuntos de cada um individual e pergunte a cada um sobre o que quer que orem. Não tenha medo em apresentar assuntos que podem causar mais mal estar, como por exemplo: Orar por mais paciência  por mais obediência, por mais amor no relacionamento...etc. 
Este é o momento em que o dialogo com Deus vai ser maravilhoso na vida da família, porque todo vão perceber que pertencem ao mesmo Deus e isso unos com o mesmo Espirito, que é o Espirito Santo. Qu independentemente do papel que tem na família são todos filhos de Deus.  


   

  


 

Sem comentários:

Enviar um comentário