domingo, 21 de agosto de 2016

Partilha 134 - Rejeição, a fragilidade humana!

   
       Ninguém gosta de dar um conselho e este ser ignorado, ninguém quer ser ignorado! Quem é que gosta de trabalhar num projeto e ver o seu trabalho ser colocado de parte? E quando os nossos filhos chegam a casa a dizer que os seus colegas os desprezam? Ficamos furiosas só em pensar que alguém está a desprezar os nossos mais queridos. Isto para não falar, de quando rejeitam a nossa religião, os nossos ideais, os nossos argumentos, a nossa amizade, o nosso amor...etc.
Rejeição! Ninguém gosta, e pode levar o mais doce dos seres humanos a tornar-se a mais selvagem fera! Assim sendo, não saber lidar com a rejeição é o ponto mais fraco da humanidade.
      O contrário de rejeição é aceitação. Todas a pessoas querem ser aceites, recebidas e cuidadas todo o tempo.
      Mas agora gostaria de perguntar: Durante a nossa vida, o que enfrentamos mais, rejeição ou aceitação? Estou certa de que é fundamental aprendermos a lidar com a rejeição de maneira que ela não seja destruidora. A rejeição não é o "fim do mundo", mas acredito que seja uma oportunidade para aprendermos e percebermos que cada pessoa tem uma escolha.
      Não posso parar de pensar que aquilo que menos queremos e menos aceitamos foi o que Jesus Cristo mais alertou e vivenciou.
      Quando lemos a Bíblia, encontramos homens e mulheres que tiveram de aprender a lidar com a rejeição, alguns de uma maneira, outros de outra, alguns conseguiram, outros não! Podemos lembrar Caim, Hagar, Lia, José, Sansão, Samuel,  Saul, Elias, David, Jeremias, Oseias, Maria, Paulo, Pedro, e muitos outros, que experimentaram a rejeição, alguns ficaram mais maduros, outros perderem a cabeça e cometeram atrocidades, outros beneficiaram com ela. Mas de todos, aquele que mais pode ensinar-nos acerca da rejeição é o próprio Deus, Jesus Cristo, que foi rejeitado duramente.
       O mundo perdido, sem esperança, sem soluções e a certa altura da história, vem um homem diferente, que agia de maneira perfeita e trazia consigo as palavras libertadoras...era para ser recebido de braços abertos. Mas o que aconteceu?  Ele foi rejeitado, desprezado e até menosprezado...
O próprio Jesus declarou:
"É necessário que o Filho do homem sofra muitas coisas 
e seja rejeitado pelos líderes religiosos, 
pelos chefes dos sacerdotes e pelos mestres da lei, 
seja morto e ressuscite no terceiro dia" Lucas 9:22

       O contexto em que somos rejeitadas, também interfere no nosso sofrimento, porque se estamos a ser injustamente rejeitadas, a dor ainda parece maior! Em todo o caso, a rejeição é sempre motivo de tristeza na nossa vida? Então o que fazer? 
       Queria muito saber o que fazer, e até criar uma lista de atitudes a tomar no momento da rejeição para evitar sofrimento! Mas isso, não sei e nem posso fazer! Cada pessoa vive as suas próprias experiências, e isso faz com que cada uma de nós tem de criar os seu próprios passos para ser vencedora nessas horas. Mas algumas coisas são importantes não esquecer e tentar moldar a nossa mente em função delas:
 1. Não esquecer que todas as pessoas são livres para escolher. Podem até ser más escolhas, mas escolhas são individuais, cada pessoa faz as suas. A isto chama-se respeito. Ninguém é obrigado a gostar de nós, ou a pensar como nós ou até a seguir o que nós queremos. Mesmo como mães, nós temos um papel orientador, ensinador, mas nunca de manipulador! 
2. Ao sermos rejeitadas, devemos fazer a nós mesmas algumas questões, tais como:
              Porque é que é que fui rejeitada?
              Estou a sofrer por orgulho ou por tristeza? 
              A rejeição está a afetar a maneira como eu mesma me vejo?
              O que eu posso aprender com este episodio da minha vida?
3. Olhar para a situação como "quem salta de uma prancha para a água". Quando o saltador se lança para água, assim que tem contacto com ela, e conforme vai emergindo nela, a primeira reação é preparar todo o corpo para começar a nadar até à superfície outra vez. Com este exemplo, quero dizer que, uma situação de rejeição mal resolvida no nosso coração pode ser devastadora para a nossa auto-estima, por isso, devemos evitar determo-nos tempo excessivo no sofrimento causado pela rejeição. É necessário começar a nadar de novo para a superfície, nem que seja lentamente...mas não nos deixar-mos ir ao fundo, onde já não vamos conseguir respirar.  
4. Finalmente, gostaria de lembrar que ninguém é rejeitado por todos! Deus não rejeita ninguém. Sempre tens onde encontrar conforto e aceitação, que é nos braços de Jesus Cristo. 
  "Este nosso sacerdote supremo (Jesus) não é um simples homem que não possa compreender as nossas fraquezas. Pelo contrário, ele passou por todas as mesmas provas que nós, mas sem ter pecado." Hebreus 4:14
Jesus foi rejeitado, para que todas nós hoje tivéssemos onde encontrar o conforto. A sua rejeição, abriu o caminho para nós podermos estar perto de Deus, que ama e que jamais rejeita a quem quer ser amado por Ele.
"Bendito seja Deus que não recusou ouvir-me, 
e não me negou a sua misericórdia." Salmos 66:20
"Os sacrifícios que agradam a Deus são um espírito quebrantado; 
um coração quebrantado e contrito, ó Deus, não desprezarás." Salmos 51:17

Sem comentários:

Enviar um comentário