terça-feira, 22 de dezembro de 2020

Semana 7/7 - Desafios para vencedores.



           Estamos a terminar mais um ano, e que ano! 2020 foi um ano diferente e cheio de desafios, por isso, faz cada vez mais sentido,  celebrar a vinda de Jesus ao mundo para salvar a humanidade, e dar-lhe a única coisa que é imutável e segura, a Sua presença. 

            Pensar no Natal é incrível! É um acontecimento original e que nos surpreende a cada vez que pensamos nisto... O Deus Todo Poderoso a encarnar como um simples bebé, a sujeitar-se a si mesmo às leis naturais da humanidade, criadas por Ele mesmo... tudo isto para restaurar o Seu relacionamento com a Humanidade! 

           O nascimento de Jesus, a Sua vida e a Sua missão salvífica, mudaram o mundo, a perspectiva e renovaram a esperança. Outrora tudo estava escuro, sem orientação... mas Jesus veio sendo a Luz do mundo, que iluminou as trevas e trouxe de novo a esperança para todos os que crêem. 

"No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.
Ele estava no princípio com Deus.
Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.
Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens.
E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam." João 1.1-5

          Jesus é Deus, por isso, o Natal é Deus connosco: 

"Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, E chamá-lo-ão pelo nome de EMANUEL, Que traduzido é: Deus conosco." Mateus 1.23

         Por fim, constatamos que, Amor é a palavra que resume a ação de Deus para com o Mundo. Esta é a razão deste devocional para cultos familiares. O Natal lembra o Amor, este é o que fundamenta a família e a Bíblia é o que pode nutrir cada vez mais o Amor. Por isto, os cultos em família são fundamentais todo o ano, mas esta época é muito adequada para juntar a família e lembrar o Amor.

         Serão 7 devocionais, um para cada semana até ao Natal. Cada semana se fala de uma etapa acerca do nascimento do Natal e a cada etapa aprendemos princípios que podemos aplicar à vida da nossa família.              Cada família tem a sua própria dinâmica, por isso é importante que o Culto Doméstico seja adequado à sua família e não uma cópia das outras famílias! Deve ser também um tempo divertido e descontraído, em que a Palavra de Deus entra nos corações de todos sem pressões. 
         O Culto  Doméstico é um tesouro que todas as famílias têm mas que apenas algumas usufruem... Desafio-te a abrir este tesouro dentro da tua casa e a distribuir cada riqueza pelos membros da tua família, porque é a riqueza que dura de geração em geração. 

                                                       SEMANA 7 /7

                           Desafios para vencedores                                                                                                                                                             

    Preparação:

       Reunimos toda a família (pode ser numa mesa, num sofá, no quarto...), preparamos as Bíblias.(Devemos ter em atenção os mais novos e adequar o culto a eles, porque o principio é: se eles entenderem as atividades e a partilha, todos vão compreender. O segredo é usar uma linguagem acessível aos mais novos, sem deixar de ensinar os mais velhos)
       Escolhe uma musica para cantar, pode ser sobre o Natal, e juntos cantem. Cada um pode usar o instrumento que sabe tocar, ou se for o caso de não haver músicos na família, colocamos o playback e cantamos. 

    Atividade:

       Cada um partilha a coisa mais difícil que teve de fazer na vida. A princípio pode não haver muita abertura, mas depois logo vão avivando-se as memórias e as histórias vão surgir. 

    Introdução:

        Ler Mateus 2:13-23
       
        Depois dos Magos irem embora, a família de Jesus volta a ter diante de si mais um desafio. Querem matar o bebé. Herodes movido de inveja e insegurança quer que o bebé Jesus deixe de ser uma ameaça ao seu reino. É neste momento que eles têm de fugir para o Egipto! Provavelmente um lugar desconhecido de Maria e de José, onde não conheciam ninguém... mas foram para sua proteção e para obedecerem mais uma vez a Deus.
         Desde que começamos este plano de leitura sobre Jesus e a sua família, já perceberam quantos desafios eles enfrentaram? 
        Maria ainda virgem tem de enfrentar uma situação que a colocava em risco de vida, quando Deus lhe gerou um filho pelo Espírito Santo ao mesmo tempo, José tem de aceitar um bebé que não é dele, ambos têm de fazer um longa viagem perto do bebé nascer, chegando lá, não encontram lugar para dormir e acabam numa estrebaria a ter o bebé. E quando parece que a vida já vai voltar ao normal, têm de mudar de país para poderem salvar a vida do seu filho!!! No final quando Herodes morre, regressam a Israel, mas não podem ir viver para junto da sua família... Deus os manda para uma terra chamada Nazaré, que não tinha uma grande reputação.    

     I  - Exemplo para nós

       As famílias enfrentam desafios e mudanças, mas fica claro, que isso, não revela fragilidade ou incapacidade, pelo contrário, cada desafio é uma oportunidade de crescimento. Ás vezes, as situações adversas podem parecer destruidoras, mas se permanecermos fieis a Deus, elas vão transformar-se em vida e força para a nossa família. 
       O segredo de Maria e José foi a obediência! Obedecer a Deus e ter um coração voltado para Deus é a estratégia para que sejamos vencedores diante dos desafios da vida. 
      O fato da nossa família passar por mudanças, desafios inesperados ou até dificuldades que parecem impossíveis de se ultrapassar... revela o quão vitoriosos podemos ser e o quanto Deus vai mostrar a sua força e poder nas nossas vidas. 
     Neste Natal, lembra-te que a tua família deve permanecer obediente, porque a obediência é para vencedores.    

    Conclusão:

        É uma boa ocasião de em família orarmos por situações que precisamos da força e ousadia divinas na nossa vida, para vencermos os desafios. 
       Todos oramos para que Deus possa abençoar a nossa família. Cada um ora por outro membro para que as promessas de Deus se cumpram na vida de cada um individualmente e no conjunto. 



            

Sem comentários:

Enviar um comentário