segunda-feira, 16 de novembro de 2020

SEMANA 2/7 - IMPOSSIBILIDADES

           



            Estamos a terminar mais um ano, e que ano! 2020 foi um ano diferente e cheio de desafios, por isso, faz cada vez mais sentido,  celebrar a vinda de Jesus ao mundo para salvar a humanidade, e dar-lhes a única coisa que é imutável e segura, a Sua presença em nós. 

            Pensar no Natal é incrível! É um acontecimento original e que nos surpreende a cada vez que pensamos nisto... O Deus Todo Poderoso a encarnar como um simples bebé, a sujeitar-se a si mesmo às leis naturais da humanidade, criadas por Ele mesmo... tudo isto para restaurar o Seu relacionamento com a Humanidade! 

           O nascimento de Jesus, a Sua vida e a Sua missão salvífica, mudaram o mundo, a perspectiva e renovaram a esperança. Outrora tudo estava escuro, sem orientação... mas Jesus veio sendo a Luz do mundo, que iluminou as trevas e trouxe de novo a esperança para todos os que crêem. 

"No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.
Ele estava no princípio com Deus.
Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.
Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens.
E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam." João 1.1-5

          Jesus é Deus, por isso, o Natal é Deus connosco: "Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, E chamá-lo-ão pelo nome de EMANUEL, Que traduzido é: Deus conosco." Mateus 1.23
          Por fim, constatamos que, Amor é a palavra que resume a ação de Deus para com o Mundo. 
          
         Esta é a razão deste devocional para cultos familiares. O Natal lembra o Amor, este é o que fundamenta a família e a Bíblia é o que pode nutrir cada vez mais o Amor. Por isto, os cultos em família são fundamentais todo o ano, mas esta época é muito adequada para juntar a família e lembrar o Amor.

         Serão 7 devocionais, um para cada semana até ao Natal. Cada semana se fala de uma etapa acerca do nascimento de Natal e a cada etapa aprendemos princípios que podemos aplicar à vida da nossa família.              Cada família tem a sua própria dinâmica, por isso é importante que o Culto Doméstico seja adequado à sua família e não uma cópia das outras famílias! Deve ser também um tempo divertido e descontraído, em que a Palavra de Deus entra nos corações de todos sem pressões. 
         O Culto  Doméstico é um tesouro que todas as famílias têm mas que apenas algumas usufruem... Po isto, desafio-te a abrir este tesouro dentro da tua casa e a distribuir cada riqueza pelos membros da tua família, porque é a riqueza que dura de geração em geração. 
            
 SEMANA 2/ 7

IMPOSSIBILIDADES


        Preparação:

       Reúnimos toda a família (pode ser numa mesa, num sofá, no quarto...), preparamos as bíblias.(Devemos ter em atenção os mais novos e adequar o culto a eles, porque o principio é: se eles entenderem as atividades e a partilha, todos vão compreender, o segredo é usar uma linguagem acessível aos mais novos, sem deixar de ensinar os mais velhos)
       Escolhe uma musica para cantar, pode ser sobre o Natal, e juntos cantem. Cada um pode usar o instrumento que sabe tocar, ou se for o caso de não haver músicos na família, colocamos o playback e cantamos. 

        Atividade:

       O membro da família que está a dirigir o culto, escolhe uma coisa que para ele seja impossível de acontecer.
        Introdução:

        Ler Lucas 1.26-38
       (Se nem todos souberem ler, contamos a história com uma Bíblia infantil, com imagens)

        Maria era uma jovem virgem, que estava prometida em casamento. Ela vivia numa época em que ser mãe solteira não era bem aceite, e o anjo vem da parte de Deus dizer-lhe que era plano de Deus que ela ficasse grávida de um bebé especial para o mundo, seria o salvador do mundo. O plano de Deus era maravilhoso porque trazia ao mundo o que tanto era esperado, a libertação, mas para isso Maria tinha de decidir aceitar passar por um processo, um momento difícil na sua vida, onde ninguém ia entender. Ela mesma estava com dificuldade em acreditar, até que Deus se revela como  o Deus do impossível. Que quer isto dizer? Que Deus tem todo o Poder em todas as situações e que Ele é ilimitado na sua maneira de agir e de planear. 
       
        I. Perguntas importantes

        - Porque é que Deus escolheu uma virgem e solteira para ser a mãe do Salvador?
        Em primeiro lugar era uma promessa que Deus já tinha feito de que o Salvador seria gerado por uma virgem, para que fosse nascido como homem natural, mas fosse gerado pelo Espírito Santo, para que fosse o Filho de Deus.
       -E se Maria tivesse dito que não queria ter o bebé?
        Se Maria tivesse dito que não queria, Deus com certeza iria respeitar a decisão de Maria. Mas Deus jamais teria escolhido Maria, se não soubesse que ela estaria pronta para o desafio. Por isso, primeiro Deus preparou o coração e o caracter de Maria e depois desafiou-a para ser a mãe de Jesus.
       - Maria era mais santa do que outras mulheres?
       Não. Maria era uma jovem igual a todas as outras, mas ela tinha desejo de ouvir e obedecer a Deus, por isso, ela foi escolhida. A razão de ter sido ela e não outra, nós não sabemos, mas sabemos que Deus não escolhe por causa do que as pessoas fazem mas por causa do plano de Deus para elas. Deus usa quem quer, quando quer, para o que Ele quer, mas Ele deixa a decisão para cada um e no final percebemos que os escolhidos são aqueles que dizem: Sim. 

        II. O que aprendemos para a nossa família:

       Servir a Deus é ter a certeza que Ele pode tudo, por isso, temos a confiança de que a nossa família está em boas mãos, de que está segura. Deus pode o impossível, quando aceitamos ser obedientes a Ele. Para a nossa família é o melhor que podemos ter, visto que sabemos que o nosso Deus é ilimitado. Faz de nós uma família especial... cheia de certeza que em qualquer circunstância Deus tem um plano. E no final, ainda sabemos que quando dizemos "sim" a Deus, estamos a dizer "sim" a ao possível para o que é impossível para nós.

       Conclusão:
        É uma boa ocasião de em família falarmos de alguma coisa que precisamos ou que gostaríamos, mas que seria preciso um milagre para isso acontecer. E assim podemos orar juntos sobre isso, e pedir a Deus que opere um milagre.
       Todos oramos para que Deus possa abençoar a nossa família. Cada um ora por outro membro para que as promessas de Deus se cumpram na vida de cada um individualmente e no conjunto. 




Sem comentários:

Enviar um comentário