terça-feira, 10 de novembro de 2020

Culto Doméstico - O Tempo de Deus 1/7


            Estamos a terminar mais um ano, e que ano! 2020 foi um ano diferente e cheio de desafios, por isso, faz cada vez mais sentido,  celebrar a vinda de Jesus ao mundo para salvar a humanidade, e dar-lhes a única coisa que é imutável e segura, a Sua presença em nós. 

            Pensar no Natal é incrível! É um acontecimento original e que nos surpreende a cada vez que pensamos nisto... O Deus Todo Poderoso a encarnar como um simples bebé, a sujeitar-se a si mesmo às leis naturais da humanidade, criadas por Ele mesmo... tudo isto para restaurar o Seu relacionamento com a Humanidade! 

           O nascimento de Jesus, a Sua vida e a Sua missão salvífica, mudaram o mundo, a perspectiva e renovaram a esperança. Outrora tudo estava escuro, sem orientação... mas Jesus veio sendo a Luz do mundo, que iluminou as trevas e trouxe de novo a esperança para todos os que crêem. 

"No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.
Ele estava no princípio com Deus.
Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.
Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens.
E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam." João 1.1-5

          Jesus é Deus, por isso, o Natal é Deus connosco: "Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, E chamá-lo-ão pelo nome de EMANUEL, Que traduzido é: Deus conosco." Mateus 1.23
          Por fim, constatamos que, Amor é a palavra que resume a ação de Deus para com o Mundo. 
          
         Esta é a razão deste devocional para cultos familiares. O Natal lembra o Amor, este é o que fundamenta a família e a Bíblia é o que pode nutrir cada vez mais o Amor. Por isto, os cultos em família são fundamentais todo o ano, mas esta época é muito adequada para juntar a família e lembrar o Amor.

         Serão 7 devocionais, um para cada semana até ao Natal. Cada semana se fala de uma etapa acerca do nascimento de Natal e a cada etapa aprendemos princípios que podemos aplicar à vida da nossa família.
            
 SEMANA 1/ 7

O TEMPO DE DEUS
 
         Cada família tem a sua própria dinâmica, por isso é importante que o Culto Doméstico seja adequado à sua família e não uma cópia das outras famílias! Deve ser também um tempo divertido e descontraído, em que a Palavra de Deus entra nos corações de todos sem pressões. 
         O Culto  Doméstico é um tesouro que todas as famílias têm mas que apenas algumas usufruem... Po isto, desafio-te a abrir este tesouro dentro da tua casa e a distribuir cada riqueza pelos membros da tua família, porque é a riqueza que dura de geração em geração. 
         
        Preparação:

       Reúne toda a família (pode ser numa mesa, num sofá, no quarto...), prepara as bíblias, canetas e papel. (Devemos ter em atenção os mais novos e adequar o culto a eles, porque o principio é: se eles entenderem as atividades e a partilha, todos vão compreender, o segredo é usar uma linguagem acessível aos mais novos, sem deixar de ensinar os mais velhos)

        Atividade:

       Cada membro da família faz gestos para imitar alguma coisa ou alguma pessoa... os outros têm de tentar acertar, vamos apontando pontos a quem acerta e ganha quem acertar mais vezes. 

        Introdução:

        Ler Lucas 1.5-25
       (Se nem todos souberem ler, contamos a história com uma Bíblia infantil, com imagens)

        Lemos aqui a história de Zacarias e Isabel que são apresentados como sendo da linhagem sacerdotal. Eram ambos fieis a Deus e cumpridores da Sua Palavra. Com um currículo assim, parece que este casal tinha tudo o que devia, Mas ficamos a saber que ambos eram de avançada idade e ainda não tinham filhos. Para aquela cultura, não ter filhos, era uma lacuna que a sociedade não perdoava, pois na maioria das vezes identificavam a esterilidade como uma maldição da parte de Deus. Mas como vimos, um anjo apareceu a Zacarias durante o seu serviço no Templo (ver imagem em anexo 1), e lhe disse que Isabel ia ter um filho. Devido à incredulidade de Zacarias, ficou mudo até ao nascimento do seu filho (tinha de falar por gestos como no jogo da mímica que fizemos no principio). 
       
        I. Perguntas importantes

        - Porque é que Deus deu um filho a Zacarias e Isabel apenas quando já tinham mais idade?
Porque Deus tinha um tempo preparado, para que o Seu plano se cumprisse. Zacarias vivia no tempo em que a nação de Israel estava mergulhada em tradições que se tinham tornado mais fortes do que a própria Palavra de Deus. Era necessário um novo tempo, uma viragem na situação para que os ouvidos do povo voltassem a ouvir a voz de Deus. Para isso, Deus tinha preparado  um tempo exato, e Zacarias fazia parte do plano.
       -Porque é que Lucas começa a falar da vida de Jesus com a vida de Zacarias e Isabel?
 Porque quando Deus promete alguma coisa, Ele cumpre sempre. No Antigo Testamento, nós vemos que Deus prometeu que antes do Salvador vinha um homem que prepararia a Sua chegada. O filho de Zacarias e de Isabel seria o precursor de Jesus, que prepararia os corações do povo para um novo discurso de arrependimento. Porque sem arrependimento Jesus não poderia agir. Era necessário contar desde o principio do cumprimento das promessas de Deus. 

        II. O que aprendemos para a nossa família:

        O mais importante na nossa vida, é independentemente do lugar onde vivemos, ou das pessoas que nos rodeiam, acreditarmos em Deus e sermos fieis aos seus mandamentos, porque assim temos a certeza que no tempo de Deus, Ele tudo cumprirá. 
        Mas também percebemos que o Tempo de Deus é soberano ao nosso tempo, que às vezes pensamos que o tempo já chegou, mas ainda não, e outras vezes pensamos que já está tudo perdido, mas para Deus ainda não. É muito importante lembrarmos que na nossa família o que conta é o tempo de Deus para todas as coisas, porque o tempo d'Ele é perfeito. O nosso papel é orarmos por entendimento e confiança no Seu tempo, e sermos até ao fim, fieis, sabendo que Deus tudo cumprirá. 
      Não podemos fazer nada para apressar o tempo de Deus, nem para atrasar o Seu tempo... apenas podemos confiar até ao fim. 

       Conclusão:

       Todos oramos para que Deus possa abençoar a família, a saber esperar o tempo de Deus. Cada um ora por outro membro para que as promessas de Deus se cumpram na vida de cada um individualmente e no conjunto.

Anexo 1

https://www.slideshare.net/gracinha45/a-palestina-no-tempo-de-jesus-n-8
https://www.slideshare.net/gracinha45/a-palestina-no-tempo-de-jesus-n-8



 
      
 
        
       


          
        



           


Sem comentários:

Enviar um comentário