segunda-feira, 6 de abril de 2020

Culto doméstico - Vencer batalhas e agradecer a Deus. 4/4

Culto Doméstico 

   O que é o culto doméstico?

   O culto doméstico é nada mais e nada menos que fazer um culto a Deus com a nossa família mais próxima, que na maioria das vezes acontece dentro da nossa casa. O culto doméstico não deve substituir frequentar uma Igreja, porque ele, tal como ir à Igreja serve como mais um complemento ao nosso crescimento na fé.

   Porque é que devemos fazer culto doméstico?

   Existem múltiplas razões para cada família ter o seu próprio culto doméstico. mas aqui queremos referenciar apenas alguns que achamos mais relevantes.

- Crescer espiritualmente e no relacionamento com Deus deve ser uma prioridade da família Cristã.
- Uma oportunidade de evangelizar a família.
- Os pais poderem perceber quais são as questões e pensamentos mais profundos dos filhos acerca de Deus e a Sua Palavra.
- Oportunidade para juntos orarem por assuntos internos da família.
- Passarem um tempo de qualidade em família.
- Mutuamente terem experiencias com Deus, levando assim a família a viver de uma maneira real a união espiritual que Deus concede a cada família.

   Como fazer o culto Doméstico?

   Em primeiro lugar preparar uma espécie de reunião familiar para juntos decidirem qual o melhor horário para estarem semanalmente juntos e qual o dia(s) que melhor se adequa(m) à realidade laboral e escolar da família. (Esta reunião não deve ser um pedido dos pais aos filhos para fazerem o culto, mas apenas a apresentação da sua decisão em fazer o culto. Deixando assim claro a cada um da família que o Pai ou a Mãe, ou ambos decidiram que o melhor para a sua família é começarem a fazer o seu culto doméstico. Em todo o caso, é importante que os mais novos se sintam incluídos no projeto e que a sua opinião também é importante).
   Depois de encontrado o horário, devem também decidir qual o plano (como este que fornecemos ou outro). O plano é importante para que haja consistência na aprendizagem e também para que de uma forma sistemática os conceitos bíblicos sejam adquiridos, de forma que produzam um efeito melhor na vida de cada um dos elementos da família. 
   Por fim,  deve também ser refletido quais as maiores necessidades da família, se precisam mais de trabalhar no ensino da Palavra, no compromisso, na união, etc. Para assim poderem direcionada cada culto à maior necessidade da família. 

TEMA - Uma família abençoada é uma família obediente. (Baseado na vida de Abraão e Sara em Genesis 12-24)

PLANO PARA 2 MESES, UMA VEZ POR SEMANA

    IV Semana - Vencer batalhas e agradecer a Deus.

  Introdução    

     Material: Novelo de Lã ou de linha.
     Pedimos para formarem uma roda e que segurem a ponta do novelo e atirem o novelo para outra pessoa do circulo, ela deve enrolar também um pouco da lã no braço ou no dedo e lançar o novelo para outra pessoa e assim por diante. Quando todos formarem uma teia de aranha pede-se para alguém soltar a lã, uma só pessoa da teia sai e logo a teia começa a desfazer-se então peça para aos poucos para outros soltarem e saírem, até todos soltarem. Depois percebemos que enquanto estamos juntos a teia permanece junta, mas uma vez que um começa a soltar, a teia começa a desfazer-se. 
     A maneira de vencermos as nossas lutas e problemas na família é ficarmos juntos, porque só assim venceremos. As nossas diferenças servem para segurarmos diferente a linha, mas o mais importante é que ninguém largue. O que nos une é Deus e a sua fidelidade, por isso devemos permanecer n'Ele. 
     Podem ler Eclesiastes 4:12
     "
Sozinha, a pessoa corre o risco de ser atacada e vencida, mas duas pessoas juntas podem se defender melhor. Se houver três, melhor ainda, pois uma corda trançada com três fios não arrebenta facilmente."

Desenvolvimento

   Cantamos um louvor a Deus conhecido à família, ou façamos uma espécie de Karaoke todos juntos. Utilizamos este tempo para desenvolver talentos dos elementos da família, os mais novos podem ter o seu próprio instrumento improvisado ou que eles já estejam a aprender. Os mais velhos podem tocar, cantar, conforme desejam. E pode ser também um tempo preparado previamente por cada membro da família, como uma escala, onde em cada culto, um membro fica responsável por dirigir o tempo de louvor. (Com a continuação  dos cultos, esta parte pode tornar-se muito divertida e edificante)
   Ler Genesis 14 (Todo o capítulo)
   Agora é o tempo de tentar lembrar o que foi dito nos últimos cultos domésticos, quando Deus mandou Abrão sair para a terra prometida. Fazemos o breve resumo dos pontos importantes:
(Abrão obedeceu, confiou e até adorou a Deus. Depois caiu no erro de mentir mas Deus ensinou-o. Depois com a separação com do seu sobrinho amado, aprendeu a confiar em Deus.) 
    Neste capítulo a terra onde Ló vivia, Sodoma e Gomorra (aqui lembramos que Ló escolheu a melhor terra, mas agora estava em guerra), envolveu-se numa guerra, onde Ló acabou por ser preso junto com a sua família. Quando avisaram a Abrão, ele organizou um pequeno exército com os seus empregados e foi lá libertar Ló. Sairam vitoriosos mesmo sendo mais fracos e em menor número. 
    No regresso, Deus usou um sacerdote chamado Melquisedeque, para a abençoar Abrão. Assim Abrão entrega-lhe o dízimo (dez por cento) de tudo o que ganhara como forma de adoração a Deus. 
    É importante lembrar que eram reis muito poderosos envolvidos naquela guerra, mas Deus ajudou Abrão e a sua família a saírem vitoriosos. Deus estava com Abrão e ele sabia que tudo o que ele conseguia vinha da força de Deus, por isso Abrão adorou a Deus e deu-lhe uma pequena parte de tudo. A forma que Abrão teve de agradecer a Deus foi devolvendo-lhe uma pequena parte de tudo o qu eEle tinha conseguido.

  Aplicação 

   Por vezes passamos momentos mais difíceis, onde temos mesmo de enfrentar guerras ou batalhas que não temos força para vencer. Tais como: um de nós fica doente, um de nós perde o emprego, um de nós está triste...etc. Mas se permanecermos juntos vamos vencer todas as situações. Mas não somente juntos uns com outros, mais importante é juntos com Deus. Porque é Ele quem dá-nos a força necessária para vencer todas as batalhas nesta vida. E assim como vencemos juntos, juntos também devemos agradecer a Deus. 
   Tudo o que temos vem de Deus, sem Ele estamos perdidos, por isso agradecemos com palavras, com atitudes como ir à Igreja louva-lo e aprender da sua Palavra e também com o nosso dinheiro.        Damos o nosso dízimo e ofertas, porque sabemos que tudo o que temos vem d'Ele e por isso devolvemos-lhe um pouco. Deus não precisa do nosso dinheiro, mas ao darmos o dinheiro é porque sabemos que é com ele que sustentamos a nossa casa e por isso é um símbolo de gratidão. Se não existisse dinheiro, e apenas tivéssemos batatas, arroz, azeite...darias uma parte dessas coisas para a obra de Deus. (É um excelente momento falar acerca da importância em ofertar)
    Deus é connosco e nós estamos com Ele. Unidos vencemos. 

  Conclusão 

   Oramos com todos os elementos da família, cada um pode orar ou apenas um, mas o mais importante é orarmos para que Deus ajude a nossa família manter-se unida e grata a Deus. Podemos partilhar algumas situações que estão a criar separação entre nós e orarmos especificamente por cada uma das situações.  É também um momento de reflexão acerca da forma como estamos a ser gratos a Deus. Se realmente temos o coração cheio de alegria por tudo o que Deus nos dá.
      Este é o momento em que o diálogo com Deus vai ser maravilhoso na vida da nossa família, porque todos vamos perceber que pertencemos ao mesmo Deus e isso traz união com o mesmo Espírito, que é o Espírito Santo. Que independentemente do papel que cada um tem na família, somos todos filhos do mesmo Deus.  


   

  


Sem comentários:

Enviar um comentário