segunda-feira, 20 de abril de 2020

Culto Doméstico - Deus não precisa de ajuda. 6/8

O que é o culto doméstico?

   O culto doméstico é nada mais e nada menos que fazer um culto a Deus com a nossa família mais próxima, que na maioria das vezes acontece dentro da nossa casa. O culto doméstico não deve substituir frequentar uma Igreja, porque ele, tal como ir à Igreja serve como mais um complemento ao nosso crescimento na fé.

   Porque é que devemos fazer culto doméstico?

   Existem múltiplas razões para cada família ter o seu próprio culto doméstico. mas aqui queremos referenciar apenas alguns que achamos mais relevantes.

- Crescer espiritualmente e no relacionamento com Deus deve ser uma prioridade da família Cristã.
- Uma oportunidade de evangelizar a família.
- Os pais poderem perceber quais são as questões e pensamentos mais profundos dos filhos acerca de Deus e a Sua Palavra.
- Oportunidade para juntos orarem por assuntos internos da família.
- Passarem um tempo de qualidade em família.
- Mutuamente terem experiências com Deus, levando assim a família a viver de uma maneira real a união espiritual que Deus concede a cada família.

   Como fazer o culto Doméstico?

   Em primeiro lugar preparar uma espécie de reunião familiar para juntos decidirem qual o melhor horário para estarem semanalmente juntos e qual o dia(s) que melhor se adequa(m) à realidade laboral e escolar da família. (Esta reunião não deve ser um pedido dos pais aos filhos para fazerem o culto, mas apenas a apresentação da sua decisão em fazer o culto. Deixando assim claro a cada um da família que o Pai ou a Mãe, ou ambos decidiram que o melhor para a sua família é começarem a fazer o seu culto doméstico. Em todo o caso, é importante que os mais novos se sintam incluídos no projeto e que a sua opinião também é importante).
   Depois de encontrado o horário, devem também decidir qual o plano (como este que fornecemos ou outro). O plano é importante para que haja consistência na aprendizagem e também para que de uma forma sistemática os conceitos bíblicos sejam adquiridos, de forma que produzam um efeito melhor na vida de cada um dos elementos da família. 
   Por fim,  deve também ser refletido quais as maiores necessidades da família, se precisam mais de trabalhar no ensino da Palavra, no compromisso, na união, etc. Para assim poderem direcionada cada culto à maior necessidade da família. 

TEMA - Uma família abençoada é uma família obediente. (Baseado na vida de Abraão e Sara em Genesis 12-24)

PLANO PARA 2 MESES, UMA VEZ POR SEMANA

    VI Semana - Deus não precisa de ajuda.

  Introdução    

   Todos juntos devemos conversar sobre a necessidade que temos em ajudar-nos dentro da nossa família. Os filhos ajudarem os pais nas tarefas da casa, o pais ajudarem os filhos nas tarefas da escola, o pai ajudar a mãe e vice-versa, os irmãos ajudarem-se mutuamente. Pode ser um momento onde aproveitamos para apresentar um plano de trabalho na casa, onde as tarefas ficam dividas ou o tempo dividido (caso a família ainda não tenha um)
   Depois devemos chegar à conclusão que todos nesta vida precisamos de ajuda porque somos limitados.  Mas Deus não precisa de ajuda...Ele é quem nos ajuda e nós precisamos da Sua ajuda sempre. 
   
  Desenvolvimento

   Cantamos um louvor a Deus conhecido à família, ou façamos uma espécie de Karaoke todos juntos. Utilizamos este tempo para desenvolver talentos dos elementos da família, os mais novos podem ter o seu próprio instrumento improvisado ou que eles já estejam a aprender. Os mais velhos podem tocar, cantar, conforme desejam. E pode ser também um tempo preparado previamente por cada membro da família, como uma escala, onde em cada culto, um membro fica responsável por dirigir o tempo de louvor. (Com a continuação  dos cultos, esta parte pode tornar-se muito divertida e edificante)
   Ler Genesis 16:1-4 e Genesis 17. (Dependendo da idade dos membros da família, esta leitura pode ser muito extensa..por isso, aconselho a ler antes, e depois apenas ler alguns versículos, para depois explicar o que acontece no texto)
   Agora é o tempo de tentar lembrar o que foi dito nos últimos cultos domésticos, quando Deus mandou Abrão sair para a terra prometida. Fazemos o breve resumo dos pontos importantes:
(Abrão obedeceu, confiou e até adorou a Deus. Depois caiu no erro de mentir mas Deus ensinou-o. Depois com a separação do seu sobrinho amado, aprendeu a confiar em Deus, Deus deu-lhe vitoria na batalha e Abrão adorou com o seu dízimo e por ultimo, Deus disse a Abrão para não ter medo e ouvir a voz de Deus.)
    Lembramos que Deus tinha prometido um filho a Abrão, mas já tinham passado muito anos e ainda não tinha acontecido. Neste texto, a Sarai quando vê que já estava a ficar velha e ainda não tinha filhos, deu a ideia a Abrão de ter filhos com a sua escrava Agar. Naquele tempo as escravas não tinham direitos, por isso, o filho seria como se fosse da sua senhora Sarai. 
    Abrão aceitou a ideia e dormiu com Agar e teve um filho dela chamado Ismael. Mas Deus não tinha mandado Abrão fazer isso. 
    O que Sarai e Abrão fizeram? Deram uma ajudinha a Deus para cumprir a Sua promessa. 
    O que aconteceu foi que Deus não precisava de ajuda, por isso em Genesis 17:1, Deus diz:


"Quando Abrão estava com noventa e nove anos de idade o Senhor lhe apareceu e disse: "Eu sou o 
Deus Todo-poderoso; ande segundo a minha vontade e seja íntegro."

    O que Deus está a dizer é que não é para ajudar nos seus planos, porque Ele tem todo o poder para concretizar todas as coisas. Deus quer que Abrão descanse na Sua presença e permaneça fiel, cumprindo tudo o que Deus mandar.  Porque tudo o resto é Deus quem fará.
    Deus volta a lembrar Abrão que o filho será de Sarai, e renova a aliança com a sua família, pede que haja uma marca física na família (circuncisão)  e muda os nomes deles para Sara ( Princesa) e para Abraão (Pai de muitas nações).

    
  CURIOSIDADES: 
   
    - O que é circuncisão?  É a remoção cirúrgica do prepúcio. 
    - Na Bíblia os nomes das pessoas são muito importantes porque definem caracter das pessoas. 
    - Neste texto é a primeira vez na Bíblia que Deus se apresenta como El Shadai ou seja Todo Poderoso. 
   

  Aplicação 

   Devemos ter cuidado, para estarmos a viver na vontade de Deus e saber confiar que Deus sabe o que faz. Não podemos tentar ajudar Deus, porque quando isso acontece, podemos cometer um erro que pode prejudicar-nos. Deus quer apenas da nossa parte, que estejamos ligados com Ele e obedientes. O resto Ele faz acontecer. 

  Conclusão 

   Oramos com todos os elementos da família, cada um pode orar ou apenas um, mas o mais importante é orarmos para que Deus ajude a nossa família a fazer a vontade de Deus e não a nossa. Podemos partilhar algumas coisas que estamos desejosos e ver acontecer e orar para Deus mostrar se são da Sua vontade ou não. É também um momento de reflexão sobre o poder soberano de Deus, que pode todas as coisas no céu e na terra.
      Este é o momento em que o diálogo com Deus vai ser maravilhoso na vida da nossa família, porque todos vamos perceber que pertencemos ao mesmo Deus e isso traz união com o mesmo Espírito, que é o Espírito Santo. Que independentemente do papel que cada um tem na família, somos todos filhos do mesmo Deus.  


   

Sem comentários:

Enviar um comentário