quinta-feira, 18 de outubro de 2018

Partilha 158 - A Verdade liberta!

 

     Não é a primeira vez que ao assistir um filme de animação com os meus filhos, sou despertada para alguma lição de vida, e desta vez não foi diferente! Depois de instalados, e com as nossas pipocas saborosas na mão começou a aventura..."Small foot" começa!
     Uma aldeia de animais gigantes, peludos e muito fofinhos no cume de uma montanha, felizes e em paz. São governados pelo seu guardião que é ao mesmo tempo aquele que guarda as leis da aldeia. São leis escritas em pedras, que vão sendo criadas conforme o povo vai necessitando. Mas a maior regra daquela aldeia para a felicidade é NUNCA QUESTIONAR UMA LEI. Assim sendo, perguntar porquê, buscar conhecer mais e até mesmo seguir a curiosidade é um risco para o bom funcionamento da aldeia...
     Tudo seria perfeito, se um dia um habitante da aldeia chamado de Migo, não descobrisse por acaso que existe um mundo para além da aldeia! Descobre que afinal algumas daquelas leis escritas em pedras não são totalmente verdade, como por exemplo que não existem "pés pequenos" ou seja humanos! Mas Migo viu humanos e resolveu contra tudo e contra todos provar que eles existem, trazendo o seu novo amigo humano para a aldeia.
     É nesse momento que o guardião da aldeia confessa a Migo que sabia que os humanos existiam, que sabia da falsidade da lei na pedra, mas que a lei servia para proteger a aldeia uma vez que no passado os humanos tentaram matá-los! Decidindo assim mentir para que eles estivessem protegidos. No desenrolar da história Migo acaba mesmo por mentir também em relação ao seu pequeno amigo humano, encobrindo uma mentira com outra mentira...
     Mas no final, Migo, o guardião e seus amigos percebem que a única maneira de trazer verdadeira felicidade à aldeia é contando toda a verdade e lhes revelando quem eram, onde viviam e quem eram os humanos! Contar a verdade era um risco, pois os humanos poderiam voltar a tentar matá-los, mas a mentira estava a gerar confusão e estava a tornar-se cada vez mais difícil de suportar!

      Este filme lembrou-me as palavras de Jesus:

     "Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos;

E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará."
                                                                                                                      João 8:31-32
     A verdade é sempre libertadora, por muito que custe ou por muito que ela seja difícil de contar. Muitas vezes a mentira é o caminho mais fácil, e trata-se de uma maneira de impedir que os outros recebam o conhecimento. A mentira é sempre um impedimento para que haja crescimento, porque o que realmente tem efeito e produz fruto é a verdade. A mentira é um caminho curto porque desde o seu principio já tem o seu fim destinado, a mentira nunca é para sempre... mas pode tornar-se como uma bola de neve, encobrindo uma mentira com outra mentira, assim sucessivamente até que já nem se sabe qual foi a origem...e acabando por contradizer-se a si mesma e causando muita confusão!
     Mas Jesus está a falar do caminho oposto, o caminho da verdade! Mas não uma verdade instantânea que alguém descobre num momento, não! Trata-se da verdade infinita que quanto mais vamos conhecendo mais vamos sendo libertas! Jesus apresenta a permanência na pratica da Palavra de Deus como o caminho para o conhecimento da verdade. Assimilar e praticar tudo o que Jesus ensinava era o segredo para a verdade! Não era uma verdade, mas a verdade! 
     Depois Jesus diz que essa verdade seria libertadora! Mas a verdade liberta do quê afinal? A verdade liberta das mentiras que se vão formando dentro da nossa mente, liberta da falta de conhecimento que nos torna incapazes de crescer e liberta de uma vida de mediocridade que olha apenas para esta terra passageira, sem conseguir ver a grande dadiva da Salvação que Deus nos deu em Jesus Cristo. 
      Quando vivemos distantes da Palavra de Deus, deixamos de conhecer Deus, a verdade distancia-se e corremos o risco de entrar em comportamentos típicos de "prisioneiras"! Fechadas no nosso mundo, nas nossas vontades egocêntricas e falando como quem está aprisionada: "Eu é que sei!"; "A única verdade é a minha"; "Eu..."; "A minha..."; "Os meus...."; e assim por aí fora! A verdade que liberta não é aceitar Jesus Cristo como Salvador apenas é principalmente viver a Salvação que Jesus Cristo nos deu.
       O próprio Jesus Cristo orou por nós desta maneira:
"Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade."João 17:17
      Por fim quando estamos enraizadas na Palavra de Deus, em comunhão com Jesus Cristo e a conhecer gradualmente a Sua Verdade, passamos a entender o valor da vida de Deus, experimentando a libertação de Deus. As mentiras deste mundo contra nós, contra os nossos princípios, contra as nossas vontades não teem grande peso, uma vez que estamos a vivenciar algo superior e maravilhoso que é a vida de Cristo. O Apostolo Paulo deixou-nos o exemplo de que quem é verdadeiramente livre em Cristo não tem se preocupar com as mentiras mas sim em permanecer na verdade. Os Coríntios levantaram dúvidas em relação ao ministério de Paulo, e ele responde:
      "...visto que vocês estão exigindo uma prova de que Cristo fala por meu intermédio. Ele não é fraco ao tratar com vocês, mas poderoso entre vocês. Pois, na verdade, foi crucificado em fraqueza, mas vive pelo poder de Deus. Da mesma forma, somos fracos nele, mas, pelo poder de Deus, viveremos com ele para servir a vocês. Examinem-se para ver se vocês estão na fé; provem-se a si mesmos. Não percebem que Cristo Jesus está em vocês? A não ser que tenham sido reprovados!
E espero que saibam que nós não fomos reprovados. Agora, oramos a Deus para que vocês não pratiquem mal algum. Não para que os outros vejam que temos sido aprovados, mas para que vocês façam o que é certo, embora pareça que tenhamos falhado. Pois nada podemos contra a verdade, mas somente em favor da verdade. Ficamos alegres sempre que estamos fracos, e vocês estão fortes; nossa oração é que vocês sejam aperfeiçoados."II Coríntios 13
      Ser Mais Mulher é não refugiar-se na mentira, é desejar viver a verdade da Palavra de Deus para que seja verdadeiramente livre! EP
     



Sem comentários:

Enviar um comentário