quinta-feira, 31 de maio de 2018

Partilha 157 - Sonhar é fácil, acreditar no sonho é que é difícil.



         Todas temos sonhos, uns maiores outros mais pequenos... uns mais reais, outros mais "lunáticos", uns chegam-nos acordadas outros quando dormimos.... mas sonhar é saudável e necessário.
          Não tenho qualquer dúvida que Deus quer nos levar a sonhar, a ter expectativas em relação ao nosso futuro, independente da nossa idade ou circunstancias...
          Deus tem para nós planos perfeitos e sublimes, assim apenas com sonhos chegamos a esses planos. Para nós são sonhos para Deus são certezas para o nosso futuro.
          Em relação aos sonhos, também não podemos esquecer que tendo intimidade com Deus, os nossos sonhos serão Deus quem nos dará...não serão apenas desejos nossos ou objectivos que almejamos, mas Deus estará a colocar dentro do nosso coração os sonhos dele para nós. Quando isto acontece, nós nunca seremos decepcionadas ou nunca ficaremos sem ver os sonhos cumprirem-se, porque os sonhos de Deus em sintonia com o nosso desejo de fazer a vontade de Deus, nunca deixam de se cumprir.
          Finalmente, quando Deus nos dá um sonho devemos acreditar nele. Na Bíblia o assunto "sonhos"é bem patente, existe muitos episódios que sonhos, desejos ou objetivos de Deus se cumprem na vida de homens e mulheres. Mas eu escolhi a história do jovem José para falar de sonhos.

    "Teve José um sonho, que contou a seus irmãos; por isso o odiaram ainda mais.

E disse-lhes: Ouvi, peço-vos, este sonho, que tenho sonhado:
Eis que estávamos atando molhos no meio do campo, e eis que o meu molho se levantava, e também ficava em pé, e eis que os vossos molhos o rodeavam, e se inclinavam ao meu molho.
Então lhe disseram seus irmãos: Tu, pois, deveras reinarás sobre nós? Tu deveras terás domínio sobre nós? Por isso ainda mais o odiavam por seus sonhos e por suas palavras.
E teve José outro sonho, e o contou a seus irmãos, e disse: 
Eis que tive ainda outro sonho; e eis que o sol, e a lua, e onze estrelas se inclinavam a mim.
E contando-o a seu pai e a seus irmãos, repreendeu-o seu pai, e disse-lhe: Que sonho é este que tiveste? Porventura viremos, eu e tua mãe, e teus irmãos, a inclinar-nos perante ti em terra?
Seus irmãos, pois, o invejavam; seu pai porém guardava este negócio no seu coração."

                                                                                                                              Genesis 37:5-11
           José era o filho mais novo e mais querido de Jacó, era jovem até um pouco imaturo mas Deus tinha um plano para a vida dele. Deus tinha decidido que usaria José para preservar a descendência de Jacó ou seja o povo de Israel. Assim, segundo o plano de Deus José teve dois sonhos que diziam que ele iria estar em posição de iminência dentro da sua família. José contou a todos os seus sonhos, talvez por imaturidade não percebendo o impacto que teriam para os seus irmãos, mas por outro lado é claro que José contou porque acreditou que se Deus lhe tinha dado esses sonhos é porque Ele iria cumprir, eles tornariam-se reais.
         O final da história é que José foi mesmo colocado por Deus em iminência dentro da sua família, mas não de imediato, ele teve de passar por varias situações, algumas bem difíceis para que visse cumprido o plano de Deus na sua vida. Sem duvida porque para ver os seus sonhos concretizados ele precisava de ser moldado, de ser trabalhado por Deus. Tudo o que José passou serviu de preparação, de crescimento e até de fortalecimento para que os sonhos de Deus pudessem se cumprir.
        Assim, não deixes de acreditar nos sonhos que Deus te dá, porque independentemente do trajeto de vida, das circunstancias e até das experiências, Deus não vai deixar de cumprir apenas ele vai concretizar o que tu ainda crês que é de Deus. O grande problema é quando não sabemos distinguir se os sonhos são de Deus ou não! E para isso não há mistério nem muita ciência... se tu estás decidida a viver com Deus, se tens escolhido obedecer a Palavra de Deus e ainda esforçaste para manter um relacionamento saudável com Deus, conversando com Ele...não tenhas duvida que sentirás paz nos sonhos que vierem da parte d'Ele.  Talvez estivesses à espera de uma resposta diferente ou até de pontos a seguir para saber se são sonhos de Deus ou não. Mas não há outra resposta.
        Se queres ter a certeza que é Deus quem está a guiar te e se os teus sonhos veem da parte d'Ele,  então observa o tipo de relacionamento que tens com Deus e vê o grau de influencia que permites que a Palavra de Deus tenha sobre a tua vida...assim vais perceber se estás a dar espaço para Deus agir até nos teus sonhos! Experimenta dar espaço a Deus dentro do teu coração e Ele vai dar te os sonhos dele para ti.
       Ser Mais Mulher é não ter medo de sonhar, saber se o que ela sonha vem de Deus e acreditar nesses sonhos. EP

Sem comentários:

Enviar um comentário