sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Partilha 147 - Os maiores tesouros estão na nossa casa!


         Durante a nossa vida vamos perdendo coisas, pessoas, convicções, ideias, etc. Algumas coisas que perdemos não fazem falta, outras deixam um vazio para sempre!
        Certo dia, enquanto Jesus falava acerca do valor que Deus dá a cada pessoa individualmente, e na alegria que há no céu, quando uma pessoa se arrepende e busca a Deus de coração, Ele contou uma história. Jesus comparou o seu amor pelas pessoas, com uma mulher que perde uma dracma (moeda de muito valor).
       
"Ou qual a mulher que, tendo dez dracmas, se perder uma dracma, não acende a candeia, e varre a casa, e busca com diligência até a achar? E achando-a, convoca as amigas e vizinhas, dizendo: Alegrai-vos comigo, porque já achei a dracma perdida. Assim vos digo que há alegria diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende." Lucas 15:8-10

        A escolha de Jesus em usar esta historia, para comparar à maneira como Deus sempre deseja e faz tudo por uma pessoa, é interessante. Esta mulher tinha 10 moedas e perdeu uma apenas. Quando uma mulher se casava era-lhe dado um colar de dez dracmas como lembrança, não sabemos se era uma dracma desse colar, mas provavelmente sim, uma vez que as historias de Jesus sempre usavam imagens bem conhecidas dos seus ouvintes. Esta mulher perdeu uma dracma, dentro da sua própria casa, e fez tudo até encontrá-la, varreu a casa, procurou por todo o lado até que a encontrou. Depois chamou todas as pessoas conhecidas fez uma festa para comemorar. 
       A primeira coisa que podemos perceber é que a dracma era apenas uma e ela ainda ficava com nove, mas apesar disso, aquela mulher não se conformou até ter de novo as dez. Às vezes vamos perdendo coisas na vida e conformam-nos com isso, e acabamos por nem procurar reaver essas coisas. Refiro-me a pessoas, a objetos, mas principalmente, a capacidades emocionais! Muitas pessoas dizem que conforme vão amadurecendo vão ficando mais prevenidas e distantes para não se magoarem! e até um certo ponto, é bom essa aprendizagem, mas por outro lado, muitas vezes estamos a perder capacidades que Deus nos deu para sermos melhores! Falo de paciência, de amor, de afeto, de empatia, de cuidado...
        Esta mulher perdeu a dracma dentro da sua própria casa. Assim nós podemos estar a perder as coisas de maior valor dentro da nossa própria casa!  O que temos de melhor e de mais valioso está dentro da nossa casa, e é necessário que saibamos dar o melhor de nós aos de dentro em primeiro lugar. Quantas vezes temos tempo, paciência, cuidado, com as pessoas de fora e depois para os de dentro do nosso lar não conseguimos dar dessas coisas convenientemente! Chegamos ao coração da vizinha, da amiga, etc...mas não conseguimos nem abraçar o suficiente a pessoa que dorme conosco todos os dias... Perdemos coisas, perdemos sensibilidade, perdemos a capacidade de dar atenção...e tantas outras coisas que Deus nos deu para que colocássemos em pratica em primeiro lugar com os da nossa casa! 
      Quando ela dez tudo para encontrar aquela dracma. Não devemos conformar-nos, nem dar desculpas que faz parte,  em perder atitudes boas dentro da nossa casa. Às vezes ouçam pessoas a dizer: "Mas eu já não tenho idade para isso" ou "isso era antes, quando eu tinha tempo" ou ainda " Fartei-me de dar sem receber, por isso agora sou mais fria". Tudo isto pode ser verdade, mas será que que não estamos a deixar que coisas valiosas se percam dentro da nossa casa? Está na hora de fazer como aquela mulher, fazer uma limpeza geral, não descansar até recuperarmos o que perdemos. O beijinho de boa noite, os elogios dados só porque amamos, prepara o banho sem que seja pedido, colocar uma mesa bonita em vez de atirar uns pratos e uns talheres de qualquer maneira, sentar e ter tempo para ouvir o acontecimento do dia,...e por aí fora. tanta coisa que devemos querer recuperar ainda que precise de esforço da nossa parte. 
     Aquela mulher deu uma festa com os da casa e com os de fora para comemorar. Quando dentro da nossa casa há coisas boas, seremos capazes de dar aos de fora também coisas boas. A festa com os de fora, deve ser se tudo dentro de casa estiver preenchido. Porque não há nada mais triste que é querermos festejar, sorrir, abrir champanhe com os de fora e com os de dentro, apenas temos intrigas, revolta e tristeza!

      Ser Mais Mulher é não querer perder o melhor de si para os de dentro, porque ela sabe que dentro da sua casa é que está o seu melhor tesouro. EP

Sem comentários:

Enviar um comentário