quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Partilha 146 - Exercita-te, a ti mesma, na piedade!


        Quando eu tive a minha primeira filha, Ruth, que hoje tem 12 anos, eu engordei 24/25 Kg, fiquei realmente muito diferente do que eu era...por causa disso e de todas as consequências que esse aumento de peso provocaram no meu psicológico, eu decidi ir para o ginásio. A vontade de perder peso e de poder vestir as minhas roupas antigas, deu-me uma força de vontade e aplicação que me levou a seguir à risca todos os conselhos de nutrição saudável, e de exercício fisico. Até que conseguisse chegar ao meu objectivo, não parei e quanto mais via resultados mais motivação eu tinha! Hoje, passados três filhos e doze anos, estou inscrita num ginásio, mas como a motivação é muuuuuiiiiito menor, os resultados aparecem leeeeennnntaaaaameeente! 
         Estou a contar isto, porque gostaria de partilhar hoje acerca de um conselho que o Apostolo Paulo deu ao jovem Pastor Timóteo:
         
“Exercita-te a ti mesmo na piedade”. 
E ele continua: “Pois o exercício físico para pouco é proveitoso, 
mas a piedade para tudo é proveitosa”. I Timoteo 4:7,8

         Paulo está a incentivar Timóteo a desenvolver, crescer e praticar a piedade. A expressão que é usada "exercita-te" está relacionada com a pratica, com esforço, com a decisão de praticar até que alcance os seus objetivos, neste caso o objetivo é que seja um homem piedoso! Paulo lembra que a piedade é um estilo de vida, que é proveitoso não somente para esta vida terrena, como o exercício fisico, mas que vai mais além na sua importância...a piedade é proveitosa até para a vida eterna. 
        Timoteo, como pastor, poderia pensar que lhe era necessário saber para ensinar aos outros, mas Paulo lembra-o que ele mesmo precisava exercitar-se, praticar e estar a tento a que a sua própria vida fosse piedosa. Não somente falar aos outros, mas viver ele mesmo!
        Para nós, esta palavra deve motivar-nos a cada dia disciplinarmos-nos, exercitarmos-nos a nós mesmas à piedade. Assim como que pratica um desporto e quer alcançar resultados, e por isso tem que se esforçar, praticar, exercitar e prosseguir para que experimente os resultados. Mas afinal o que é piedade?
       Quando fala-se em piedade, as pessoas têm uma ideia de comiseração, compaixão, pena. Mas essa não é a piedade cristã. O grande reformador João Calvino deu bastante ênfase sobre a piedade em seus escritos. Ele definiu da seguinte forma: “A verdadeira piedade consiste em um sentimento sincero que ama a Deus como Pai, ao mesmo tempo em que o teme e o reverencia como Senhor, aceita a sua justiça e teme ofendê-lo mais do que teme a morte”.1 Ser piedosa é ansiar por conhecer mais a Deus (teologia) e ter mais comunhão com Ele; ter como mais profundo interesse  Deus mesmo, e as coisas de Deus. Viver uma vida em submissão e temente ao Soberano Criador, Amigo e Conselheiro. 
       Seguindo o conselho de Paulo, devemos dedicar-nos com toda a motivação, em cada dia e oportunidade à vida de intimidade com Deus. Os resultados (transformação da mente, coração cheio de coisas boas, amor a Deus, fruto do Espirito Santo) aparecerão e a motivação vai aumentando e assim cada vez mais exercitadas na piedade, não saberemos viver de outra maneira...
      Ser Mais mulher é exercitar-se a si mesma na piedade, sabendo que é onde ela deve gastar o máximo das suas energias, pois é essa a prioridade do seu viver! EP

1.Vivendo para a glória de Deus, Joel Beeke. Ed. Fiel. Página 192.

Sem comentários:

Enviar um comentário