quarta-feira, 3 de julho de 2024

Se um herói falha, muitos heróis se levantam e o maior Herói de todos se manifesta !

 


Começo por avisar que este não é um texto de interesse para as mais sensíveis, que não misturam fé com futebol! Mas desafio as MaisMulheres a lerem até ao fim. 

O futebol não é o meu desporto de eleição, pela simples razão de que além de não saber jogar, tenho para mim que o tempo que dura uma partida de futebol, me possibilita de fazer outras coisas! Mas quando se trata da seleção portuguesa, é diferente, gosto ver, de observar as pessoas a unirem-se por alguma coisa… confesso que não sei bem explicar mas vivo o jogo como se fosse a maior adepta do futebol.

Na passada segunda-feira 1 de julho, Portugal jogou mais um jogo do europeu 2024 contra a Eslovénia. Tudo parecia estar meio parado num eterno 0-0, quando uma grande penalidade é marcada a favor de Portugal. Todos pensamos no melhor e ao aproximar-se do lugar de marcação o nosso jogador mais galardoado, mais conhecido e que queria muito marcar, Cristiano Ronaldo, a nossa expectativa subiu 100 % e tudo estava completo para termos a vitória! Até que o herói Cristiano Ronaldo falha! Inacreditável… o próprio não queria acreditar que tinha falhado, e em lágrimas pede desculpa aos adeptos… um sentimento de decepção misturado com medo da derrota instalou-se! Se até Ronaldo falhou pode não ser um bom dia para Portugal… Afinal por momentos tínhamos todos esquecido que Ronaldo é apenas um ser humano que apesar do seu grande esforço como profissional, às vezes acerta outras vezes falha… e não tem nada de estranho nisso. Mas acho que o que mais nos incomodou foi de ver a decepção nos olhos de Ronaldo, ficamos com a sensação que ele mesmo havia se esquecido da sua fragilidade. 

O jogo foi a penaltis e agora observamos toda uma equipa a impulsionar Ronaldo, que há minutos tinha falhado um penálti, a ser o primeiro a marcar! Como? Ele acabou de falhar… não seria melhor começarmos por outro, para Ronaldo ir-se recompondo?! Não. A equipa queria o seu capitão com a auto-estima recuperada… e lá vai o capitão português em primeiro e marca um golo! Issoooo! Ainda podemos ganhar ! 

Mas o que não sabíamos era o que ainda estava para acontecer… o guarda-redes português fechou completamente a  baliza e defendeu 3 penaltis seguidos dando assim a vitória a Portugal e a fazer história no mundo do futebol mundial! E agora, já ninguém fala da fragilidade de Ronaldo mas do feito incrível de Diogo Costa. Alguém tinha pensado neste jovem para herói do jogo? Talvez sim… mas defender todos os penaltis penso que ninguém tinha imaginado! E foi assim que Portugal venceu, depois de toda uma equipa correr o campo durante mais de 120 minutos, afinal 1 só jogador faz a vitória acontecer. 

Não é a primeira vez que assistimos momentos como este, em que o surpreendente acontece, em a que a expectativa é bem diferente da realidade, seja no futebol, num filme que assistimos ou até num momento real da nossa vida. 

No final da partida ouço um comentador televisivo a gritar: É incrível, o deus Diogo Costa está entre nós! Foi apenas uma expressão, mas não consegui deixar de pensar o que levará um comentador comparar o feito do guarda-redes a um feito divino? E entende-se perfeitamente que o que estava a ser gritado era que quando os recursos humanos estavam em falência, a expectativa depositada nos melhores estava frustrada … acontece algo superior, que ninguém tinha imaginado. 

E agora, qual a razão de estar a lembrar-vos tudo isto, ainda por cima tendo consciência que um grande número de mulheres não querem saber de futebol… porque gostava de partilhar convosco o que podemos lembrar/ aprender/ apreender deste episódio ! 

1- Às vezes sentimo-nos os Ronaldos das nossas vidas, das nossas famílias ou empregos… que por causa do nosso empenho e capacidade achamos que tudo depende nós e que o mundo à nossa volta está a contar connosco por isso tomamos as rédeas e animamos a todos à nossa volta e não os queremos desiludir nem falhar. Mas num momento ou outro falhamos e isso é terrível para nós! Não sabemos lidar com a decepção que provocamos nos outros mas principalmente a forma como dececionamos a nós mesmas. Parece que o mundo acabou! 

Só que não! Não acabou. Se falharmos temos uma bela oportunidade para nos lembrarmos de que a nossa vida não está segura em nós, mas sim em Deus que é soberano e nunca falha. Que temos estar conscientes de que não somos infalíveis e que isso não nos enfraquece, pelo contrário faz-nos cada vez mais entendedoras do quanto dependemos do nosso Deus. 

2- Nos momentos difíceis em que estamos a lidar com as nossas tristezas, devemos rodear- nos daqueles que apesar das nossas fraquezas querem levar-nos a voltar a crer e a confiar. Precisamos de estar rodeadas de uma « equipa » que apesar dos nossos erros continua a lutar por nós. 

Por outro lado, nós devemos ser essa « equipa » para a nossa família e amigos … que os impulsionamos a continuar mesmo que tudo esteja difícil

3- Quando tudo parece estar difícil, acreditar no impossível! Deus é perito na impossibilidade e quando os recursos humanos acabam Ele ainda está cheio de soluções. Deus guarda a 100% a nossa  « baliza » e não falha em dar-nos vitória. Quando parece que tudo está fora do controle e que é uma questão de sorte, Deus quer se revelar como aquele que tem a solução. 

Quero terminar por dizer-te MaisMulher que não existe nenhum « jogo » em que estejas envolvida, que Deus não esteja disponível para salvar-te e levar-te a um lugar de repouso Nele. Deus ao fazer-se como um de nós na pessoa de Jesus e morrendo na cruz pelos nossos pecados, libertou-nós e deu-nos a maior vitória possível, assim superou todas as expectativas da humanidade. 

Só não entendo porque é que não damos gritos de alegria ao pensar em Jesus , maiores do que aqueles que demos ao ver Diogo Costa a defender aqueles penáltis… mas isso fica para reflexão! 

Ser MaisMulher é não pensar em levar o mundo às costas mas saber que Deus a carrega ao colo, é a faz caminhar na vitória que Jesus ganhou por Ela. 



1 comentário:

  1. Como sempre, apontou e acertou na baliza!!! Goooollllllo!!! Para a glória de Deus 🙏😁😁😁

    ResponderEliminar