quarta-feira, 23 de setembro de 2020

Partilha 236 - "Tudo tem o valor que nós lhe damos"

      


     A Maria tinha um tapete lindíssimo na sala que não ficava indiferente a nenhuma visita que chegava lá em casa. Um dia, quando questionada acerca do lugar onde tinha comprado e o valor que tinha custado (perguntas normais entre mulheres), Maria deu um sorriso e começou a contar a história do tapete: 

     "Tínhamos cá em casa um triste costume de deixar por todo o lado as moedas de 1, 2,5 e até de 10 cêntimos. Eu estava cansada de apanhar moedas nas gavetas, nos bolsos e esquecidas no carro! Foi quando comprei uma caixa e comecei ali a colocar todos o cêntimos que apanhava. Quando percebi que a caixa estava a abarrotar fui ao banco e depositei. Fiquei tão feliz com o valor que arrecadei que orei a Deus para dar-me um tapete naquele valor... E quando entrei na loja, lá estava este tapete (enquanto passava a mão no pelo suave do tapete) e percebi, é este!" Enquanto ouvia a Maria e olhava o tapete, pensava nas moedinhas desvalorizadas e no tapete tão apreciado... é então que ouço esta frase da Maria: "Tudo tem o valor que nós lhe damos!"

        Esta e outras tantas histórias de tantas "Marias" que conhecemos, levam-nos a perceber que somos peritas em dar valor ao que muitos desvalorizam! Fomos formadas por Deus para estarmos atentas a pormenores, para observar o que ninguém vê, para encontrarmos encanto em coisas que são menosprezadas... Esta capacidade incrível vinda diretamente de Deus, torna-nos valores raros mas muito necessários em qualquer casa, empresa, cidade, igreja... Trata-se de uma qualidade divina, como lemos nas palavras de Paulo aos Coríntios:

"Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes; E Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são;" I Co 1.27,28

       Além de uma característica divina é também a prova de sabedoria, como o sábio Salomão constatou:

 "Estas quatro coisas são das menores da terra, porém bem providas de sabedoria:
As formigas não são um povo forte; todavia no verão preparam a sua comida;
Os coelhos são um povo débil; e contudo, põem a sua casa na rocha;
Os gafanhotos não têm rei; e contudo todos saem, e em bandos se repartem;
A aranha se pendura com as mãos, e está nos palácios dos reis." Pv 30.24-30

      Tu és incrível porque Deus escolheu-te para valorizares o que Ele valoriza, que na maioria das vezes passa despercebido a todos os outros que te rodeiam. E o mais lindo é que em cada "canto", Deus tem uma escolhida para ser os Seus olhos e Seus braços... nenhuma tira o lugar da outra, porque todas temos algo a à nossa espera, para ser valorizado e transformado... para que o mundo possa admirar e ver o que Deus faz.

       Somos Mais Mulheres, somos as autoras inspiradas da frase da Maria: "Tudo tem o valor que nós lhe damos".


       

Sem comentários:

Enviar um comentário