segunda-feira, 6 de janeiro de 2020

Partilha 230 - Não perder tesouros e ter o som certo. (Ex 32)


    Deus entrega-nos nas mãos ou seja, dá-nos tesouros incríveis! Durante a nossa caminhada com Deus, estamos numa descoberta continua. Alguns tesouros encontramos, outros ficam escondidos porque nunca os desenterramos e outros tesouros até chegam às nossas mãos, mas a nossa falta de zelo, leva-nos a perde-los. São muitas as razões que nos levam a perder os valores que Deus nos dá, a falta de compreensão do valor que têm, a falta de desejo por querer ter esses tesouros ou por permitirmos que as circunstancias nos façam perde-los. 
     Agora que estamos a começar um novo ano, queremos perceber quais são os tesouros que temos e não deixarmos que nada nos roube isso. 
     Quando Moisés desceu do monte, Ele carregava consigo um tesouro incrível, as tábuas da Lei de Deus escritas com o próprio dedo de Deus...sublime e maravilhoso o que Moisés trazia consigo! A sua tarefa era transmitir a Lei e partilhar aquele tesouro com o povo. Mas quando ele chegou ao pé do povo e viu o pecado deles, partiu as tábuas por causa da sua indignação. 

"E virou-se Moisés e desceu do monte com as duas tábuas do testemunho na mão, tábuas escritas de ambos os lados; de um e de outro lado estavam escritas. E aquelas tábuas eram obra de Deus; também a escritura era a mesma escritura de Deus, esculpida nas tábuasE, ouvindo Josué a voz do povo que jubilava, disse a Moisés: Alarido de guerra há no arraial. Porém ele respondeu: Não é alarido dos vitoriosos, nem alarido dos vencidos, mas o alarido dos que cantam, eu ouço. E aconteceu que, chegando Moisés ao arraial, e vendo o bezerro e as danças, acendeu-se-lhe o furor, e arremessou as tábuas das suas mãos, e quebrou-as ao pé do monte; E tomou o bezerro que tinham feito, e queimou-o no fogo, moendo-o até que se tornou em pó; e o espargiu sobre as águas, e deu-o a beber aos filhos de Israel. E Moisés perguntou a Arão: Que te tem feito este povo, que sobre ele trouxeste tamanho pecado? Então respondeu Arão: Não se acenda a ira do meu senhor; tu sabes que este povo é inclinado ao mal; E eles me disseram: Faze-nos um deus que vá adiante de nós; porque não sabemos o que sucedeu a este Moisés, a este homem que nos tirou da terra do Egito.
Então eu lhes disse: Quem tem ouro, arranque-o; e deram-mo, e lancei-o no fogo, e saiu este bezerro.
E, vendo Moisés que o povo estava despido, porque Arão o havia deixado despir-se para vergonha entre os seus inimigos, Pôs-se em pé Moisés na porta do arraial e disse: Quem é do Senhor, venha a mim. Então se ajuntaram a ele todos os filhos de Levi. E disse-lhes: Assim diz o Senhor Deus de Israel: Cada um ponha a sua espada sobre a sua coxa; e passai e tornai pelo arraial de porta em porta, e mate cada um a seu irmão, e cada um a seu amigo, e cada um a seu vizinho. E os filhos de Levi fizeram conforme à palavra de Moisés; e caíram do povo aquele dia uns três mil homens.
Porquanto Moisés tinha dito: Consagrai hoje as vossas mãos ao Senhor; porquanto cada um será contra o seu filho e contra o seu irmão; e isto, para que ele vos conceda hoje uma bênção." Êxodo 32:15-29

    Mais uma vez temos de analisar a atitude de Moisés e a atitude do povo. 
    Como dissemos anteriormente, Moisés estava a descer de um tempo na presença de Deus, estava agora incumbido de uma grande responsabilidade, entregar as tábuas da Lei ao povo. Mas quando assistiu o pecado do povo, a sua ira levou-o a partir as tábuas! Destruiu o que Deus lhe tinha dado por causa do pecado do povo. 
     Neste ano 2020, não permitas que as circunstancias em que vives ou trabalhas te levem a destruir aquilo que Deus te deu. A tua missão, a vontade de Deus para a tua vida, não pode ser colocada em causa por causa dos outros...tens que saber o valor incrível daquilo que Deus colocou na tua mão, para que não o destruas... A tua vida com Deus depende do que é que tu fazes com o que Deus te dá. 
     Por outro lado, não podemos deixar de prestar atenção ao que Moisés responde a Josué quando desce do monte. Josué ouviu o barulho de longe do povo e pensou que era guerra, porém Moisés sabia perfeitamente que era o barulho de um povo que estava a desobedecer a Deus, e disse:"Não é alarido dos vitoriosos, nem alarido dos vencidos, mas o alarido dos que cantam, eu ouço." Moisés diz a Josué que é apenas barulho...nem era de vitória, nem de tristeza, era apenas barulho. 
      Qual é o som que queremos fazer neste novo ano? Porque na desobediência o que fazemos é barulho! Apenas cantamos! Pode parecer que há movimento, que estamos a louvar até, que estamos a guerrear ou a produzir alguma coisa...mas na verdade não passa de barulho! 
      Se por um lado Moisés no ensina que não devemos destruir o que Deus nos dá por causa das circunstancias, ou por causa dos outros...o povo ensina-nos também que não queremos fazer apenas barulho...porque seria sintoma de desobediência. Queremos que o nosso som seja nítido, perceptível a todos que é som de quem crê em Deus e lhe obedece. Pode ser alguns dias som de tristeza, outros de vitoriosas...mas em todos eles, som de quem vive para obedecer ao único Deus verdadeiro. 
       Ser MaisMulher é não destruir o que Deus nos deu e em obediência viver o som que exalta o nome de Deus. 





Sem comentários:

Enviar um comentário