quarta-feira, 27 de abril de 2016

Partilha 130 - Débora, Jael, tu e eu! Quando temos de agir!



 








Nunca te perguntaste porque é que outra pessoa não toma a iniciativa? Porque é que pareces ser tu que tens de avançar sempre e ter a força maior? Nem sempre é assim, mas todas nós vamos ter momentos em que temos de "tomar a frente da batalha". Isso não é porque os que te rodeiam sejam fracos, mas é porque Deus quer que tu uses todas as tuas capacidades, e isso só vai acontecer se também experimentares seres tu a liderar em algum momento.

Nem todas nós somos lideres, ou nem todas somos ousadas, mas todas temos momentos diferentes em que temos de agir consoante a necessidade que esses momentos exigem! Não duvides, que há atitudes que tens de ser tu a tomar, e que tens de assumir "as rédeas da situação", porque esse momento foi preparado para ti. E nesse dia, não perguntes "porque é que tenho de ser eu?". Mas diz: "Deus ajuda-me a fazer o melhor que sei."

A Biblia leva-nos a um episódio da vida do povo de Israel, em que era uma mulher chamada Débora que era a juíza do povo. Diz que Débora ficava num lugar e as pessoas vinham ter com ela para que ela decidisse e as ajudasse a decidir! Nesse tempo Israel estava a ser dominado por um Rei Cananeu, Jabim, que os atormentava à 20 anos, sem qualquer misericórdia. Débora, era uma mulher confiante em Deus e sabia que Deus ia livra-los e pelo decorrer da história, percebemos que ela sabia que Baraque, o chefe do exército de Israel, já tinha sabia como fazer para derrotar aqueles inimigos. Débora não percebia porque é que nada acontecia e porque é que Baraque ano reagia para enfrenta aquela situação, então ela mandou chamar Baraque e disse-lhe:

"Porventura o Senhor Deus de Israel não deu ordem, dizendo: Vai, e atrai gente ao monte Tabor, e toma contigo dez mil homens dos filhos de Naftali e dos filhos de Zebulom;
E atrairei a ti para o ribeiro de Quisom, a Sísera, capitão do exército de Jabim, com os seus carros, e com a sua multidão?" Juízes 4:6,7
Débora queria perceber a inércia de Baraque e confrontou-o para ver se ele tinha uma reação, porque para Débora era urgente fazer alguma coisa.
Apesar de a Bíblia não dizer a razão de Baraque não avançar, podiam ser muitas as razões, medo ou até falta de confiança, isto porque que o exército israelita consistia essencialmente em infantaria e o exercito inimigo tinha carros com peças de ferro e cavalos de guerra, o que tornava estes dois exércitos serem bem diferentes em eficácia e poder. Alguma coisa impedia Baraque de agir, mas pra Débora a urgência de fazer alguma coisa sobrepunha-se a qualquer obstáculo e além do mais ela sabia se Deus tinha mandado então Ele ia dar a vitória. Débora dizia: Baraque tens de ir! E Baraque respondeu: Só se tu fores comigo!

Não era suposto que o chefe do exército tivesse aquela resposta, mas Débora percebeu que mesmo que não fosse da competência dela ir ao campo de batalha, naquela situação ela precisava ir, e de apoiar ainda que não fosse uma militar.

Nesta história, vemos durante a batalha a vitória de Baraque sobre os inimigos e a certa altura, Sisera, o chefe do exercito cananeu, consegue fugir de tudo e de todos, até que chega a um lugar onde Jael vivia, uma mulher comum que percebeu tudo o que estava a acontecer. Jael, sabiamente disse a Sisera para entrar na tenda dela e descansar, deu-lhe leite para beber e quando ele estava a dormir, matou-o com uma estaca no coração.

"Então Jael, mulher de Héber, tomou uma estaca da tenda, e lançou mão de um martelo, e chegou-se mansamente a ele, e lhe cravou a estaca na fonte, de sorte que penetrou na terra, estando ele, porém, num profundo sono, e já muito cansado; e assim morreu."
Juízes 4:21

E assim por causa de duas mulheres que ousadamente sairam do seu lugar de conforto, arregaçaram as mangas e agiram, quando tiveram a oportunidade, Deus deu a vitoria ao povo de Israel e tiveram paz por 40 anos.

O contexto desta história está distante do no nosso contexto, porque aqui estamos a falar de guerras e de mortes, mas o essencial é com o que retiramos deste acontecimento e como aprendemos com a atitude de Débora e Jael.
Estas duas mulheres podiam ter ficado no seu lugar, acomodadas e a ver se tudo se resolvia, mas elas souberem perceber que era o momento de agirem e que era a elas que estava a ser pedido uma ação. Em vez de esperar e reclamar porque é que os outros não faziam nada, elas decidiram avançar, por causa dessa disposição, Deus deu-lhes sabedoria, ousadia, capacidade e concedeu as circunstancias necessárias.

Débora, Jael, tal como tu e eu, mulheres a quem é dado oportunidades e momentos diferentes na vida! Alguns momentos em que temos de ficar na retaguarda e não intervir, outros momentos em que temos de avançar na frente, seja em relação à nossa família, em relação ao nosso emprego, à nossa vida emocional ou até física. Porque aquilo que é para nós fazermos, ninguém vai fazer por nós, porque são circunstâncias preparadas por Deus para nos desafiarmos, crescermos e até nos conhecemos melhor.
Nenhuma mulher deve estar todo o tempo a ser levada na corrente, mas também nenhuma mulher deve estar todo o tempo na frente, ela deve ser sábia para perceber o tempo adequado para cada atitude.
Neste caso, devemos estar alertas para o dia em que temos de ser a força motivadora, a boca da sabedoria, as mãos do trabalho e as pernas que caminham, e sabiamente, deixar Deus usar-nos.
Débora depois de tudo ter passado, cantou um cântico, que resume toda a história, e a certa altura ela canta: "Desperta, desperta, Débora, desperta, desperta, entoa um cântico; levanta-te, Baraque, e leva presos os teus cativos, tu, filho de Abinoão." Juízes 5:12
Como que a dizer o que ela sentiu durante aquele momento, que era tempo de ela despertar a si mesma e aos a que a rodeavam.
Numa outra parte Débora diz: "Cessaram as aldeias em Israel, cessaram; até que eu, Débora, me levantei, por mãe em Israel me levantei." Juízes 5:7
Aqui percebemos o bem o sentimento de Débora, todas as que são mães, Débora sentiu que não desistiu do seu povo, como uma mãe nunca desiste dos seu filhos e da sua casa!  O Cantico de Débora termina assim:
"Assim, ó Senhor, pereçam todos os teus inimigos! Porém os que te amam sejam como o sol quando sai na sua força." Juízes 5:31
Débora comparou a força que Deus lhe deu a ela e a Jael, que as ajudou a enfrentar aquela situação com a força que faz o Sol nascer, que nada pode impedir de fazer raiar e tornar a escuridão da noite em dia!
Deus estava por detrás de todo o plano e Ele já tinha decidido que era Débora e Jael que iam ser a motivadora e a cumpridora do plano para a vitória, por isso deu certo.
Falta dizer, que apenas e somente apenas, quando sabemos que é de Deus, sermos nós a avançarmos, é que devemos o fazer, porque assim teremos a certeza de que tudo vai dar certo, caso contrario, corremos o risco de estarmos apenas a agir na força do nosso orgulho e na força da nossa própria exaltação.

Com tudo isto, que possamos estar atentas também aos momentos em que estamos a ser impulsionadas a agir e a raiar, porque a força que está em nós, não é nossa mas de Deus, que nada nem ninguém pode impedir.
Ser Mais Mulher é perceber quando estamos a ser despertadas para agir e avançar! EP















  

Sem comentários:

Enviar um comentário