quarta-feira, 6 de abril de 2016

Partilha 128 - "Geração Self", os outros são importantes!






     Vivemos um momento em que "eu mesma" é o mais importante, a geração que eu chamo de "geração self" que é o termo inglês que gerou a palavra "selfie", tanto usada hoje quando nos referimos a um auto-retrato, fotografia de nós mesmas. Mas também é o mesmo termo inglês que compõe outra palavra em inglês, "selfish", que quer dizer, egoísta.           Eu ainda sou do tempo...em que tinha de ir ao fotógrafo para tirar fotografias, um pouco depois, muitas de nós já tínhamos a nossa própria máquina fotográfica, mas mesmo assim em passeios de família, lá estávamos nós à procura de alguém bem disposto, que fizesse o favor de tirar-nos uma fotografia em que todos estivéssemos... hoje isso quase é lembrar séculos passados, sendo que, qualquer pessoa, em qualquer lugar tira a sua própria fotografia, sem depender de ninguém! Nada disto é uma crítica, como é obvio, mas é apenas um pensamento! 
       Estamos na geração do "eu posso", "eu consigo", "tenho de pensar em mim", "quero é a minha felicidade" e isto deveria trazer bons resultados para nós e para a nossa sociedade, certo? Então, pergunto eu, porque é que temos cada vez mais salas de espera de psicólogos cheias de mulheres em desespero à espera de uma palavra que mude as suas vidas? Ou ainda, porque é que cada vez mais, nos queixamos de que não nos é dado o valor, ou não somos reconhecidas? Não deveria estar a nossa auto-estima no seu máximo? Se queremos demonstrar que não precisamos de ninguém, que não importa o que dizem de nós, o que importa é o coração, porque é que colocamos tantas máscaras e queremos tanto parecer o que realmente não somos? Por outro lado, quando chocamos propositadamente, os que nos rodeiam com atitudes inesperadas, porque é que ficamos com um peso na consciência? Finalmente e como uma pergunta conclusiva: Afinal, devemos ou não importar-nos com o que os outros pensam de nós? 
        Não e Sim!
       Por um lado, devemos ter a consciência de que jamais iremos agradar a todas as pessoas e de que quando vivemos em demasia em função do que os outros vão pensar, anulamos as nossas ideias, personalidades e características. Deus não quer isso para nós, Ele deseja fortalecer em nós convicções, tornar-nos mulheres reais, sem falsidade, que se amam e que se sentem amadas por Ele. 
      Mas por outro lado, não podemos pensar que vivemos e sobrevivemos sem ninguém, porque isso é um engano terrível. A partir do momento que temos consciência de que precisamos uns dos outros e que as outras são importantes, é lógico, que vamos queres agrada-las e fazer de tudo para não desiludi-las ou afastá-las. 
       Eu sei o que estão a pensar, que muitas pessoas não são boas companhias, e que o que elas dizem não deve afetar-nos! Concordo, e acredito que devemos ser sábias nas escolhas das nossas amizades e relacionamentos, e não permitir que qualquer pessoa tenha acesso à nossa intimidade. Mas não é disso que estou a falar, refiro-me, à importância que dás ao que as pessoas falam de ti. 
       Podes dizer que as pessoas falam muito e inventam, acerca disso, Jesus a certa altura, disse que: "Bem-aventurados (Felizes) sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa." (Mateus 5:11) Esta palavra protege-nos, se disserem mal, mentindo, Deus cuida de nós, e ainda mais, não perdemos o estatuto de pessoas felizes! Então e se não forem mentiras, se disserem mal com verdade? Continua incorreto da parte de quem fala, porque verdadeiras mulheres, não perdem tempo a falar mal de ninguém! Mas do nosso lado, deixamos de poder ser chamadas de bem aventuradas ou felizes, porque na verdade apenas estão a falar o que realmente somos! 
       Assim devemos ter muito cuidado com a nossa conduta, e não menosprezar a opinião das pessoas a nosso respeito. Naquilo que está ao nosso alcance, devemos agir e ser honestas, verdadeiras, amáveis e considerar quem nos rodeia. Aquilo a que chamamos de dar um bom exemplo ou passar um bom testemunho. Porque todas temos falhas, é certo, mas nós não vivemos nas falhas, nós por percalço, por acidente, falhamos e de imediato nos arrependemos e se for possível emendamos! Mas essas nossas imperfeições, não devem servir de desculpa para viver uma vida completamente fora do caminho. E por isso, às vezes temos de ser humildes o suficiente, para perceber o que estão a dizer e a pensar de nós, para ver se não será por nossa causa mesmo e se não será uma maneira de Deus alertar-nos a mudanças que temos de fazer!
        Nao existiu, nem existe, nem existirá pessoa perfeita como Jesus, por isso se haveria pessoa que não deveria importar-se com o que diziam acerca dele, era Jesus. No entanto, um dia: "Chegando Jesus à região de Cesaréia de Filipe, perguntou aos seus discípulos: "Quem os homens dizem que o Filho do homem é? " Eles responderam: "Alguns dizem que é João Batista; outros, Elias; e, ainda outros, Jeremias ou um dos profetas". "E vocês? ", perguntou ele. "Quem vocês dizem que eu sou? " Simão Pedro respondeu: "Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo".E Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque to não revelou a carne e o sangue, mas meu Pai, que está nos céus.Mateus 16:13-17
        Jesus perguntou aos seus discípulos, o que os outros dizem acerca de mim? Para ter uma noção geral do impacto que Ele estava a provocar, qual o reflexo das suas atitudes e palavras publicas. Depois Ele pergunta aos discípulos, seus amigos que estavam com Ele todos os dias, que o conheciam mais intimamente: "E vocês?...Quem dizem que eu sou?"
Será que a resposta deles mudaria alguma coisa na essência de que m Jesus era? Não. Mas a resposta deles iria confirmar se a vida e a maneira de Jesus agir estavam em acordo com quem Ele era. 
         Queridas mulheres, vocês são abençoadas por Deus, com tudo o que precisam para poderem ser vencedoras, boas mães, boas filhas, boas sogras, boas avós... terem sucesso nas vossas carreiras sem terem de perder os vossos valores, vocês foram criadas para propósitos  sublimes e frutíferos, e a partir do momento que crêem em Jesus, podem confiar de que conseguirão ser melhores e mais capazes! Mas será que a nossa conduta está a refletir essa nossa essência linda e pura? Se perguntar-mos aos que nos rodeiam, quem dizem que eu sou? Será que as respostas vão ser favoráveis? E mais importante ainda, se perguntarmos aos nossos maridos, aos nossos filhos, aqueles que estão connosco todos os dias, quem nós somos aos olhos deles? O que irão responder, será suave aos nossos ouvidos ou vai ser oposto do que queríamos ouvir? 
       No texto que acabamos de ler, quando Pedro responde: "Tu és o Cristo o Filho do Deus vivo", o texto diz "à posteriori", que aquelas palavras foram revelação de Deus a Pedro, que aquilo não vinha dele, que Deus lhe tinha aberto os olhos para ver que realmente Jesus era. Mas isso não invalida, que Jesus através da sua conduta tenha dado motivo a Pedro para chegar a essa conclusão. Quando Jesus faz a pergunta, Pedro que gostava de ser o primeiro em tudo, certamente começou logo a encontrara uma resposta e ele começou a pensar, a pensar e o que Ele queria dizer acerca de Jesus por muito lindo e perfeito que fosse, estaria aquém de que Jesus realmente era. Assim, Deus deu a revelação a Pedro, Ele é o meu Filho, o esperado Salvador. E Pedro declarou com ousadia, porque realmente era a declaração que dizia realmente que Jesus durante aquele tempo que esteve com eles, demonstrava ser. 
       Concluindo, a opinião das pessoas deve ser importante para nós, e devemos perder ser humildes para reconhecer isso! Porque isso não é mau, é bom, é sinal de que estamos interessadas em ser melhores para os outros e melhores para nós mesmas. Isto não é viver de "fachada"mas, pelo contrario é enfrentar de frente que nós estamos a ser e definitivamente pedir ajuda a Deus, para melhorar! 
       O mundo diz: "Nao te importes com o que os outros pensam,vive a tua vida"
       Deus diz: "Tendo uma boa consciência, para que, naquilo em que falam mal de vós, como de malfeitores, fiquem confundidos os que blasfemam do vosso bom porte em Cristo." I Pedro 3:16
                       "O que no seu coração comete deslize, se enfada dos seus caminhos, mas o homem bom fica satisfeito com o seu proceder." Provérbios 14:14
       E ainda, a Bíblia está cheia de ensinamentos acerca do bom testemunho de devemos dar diante de todos, desde a família, até aos nossos patrões e empregados. Esses ensinos não são apenas para estarmos bem diante de Deus, mas para estarmos bem diante d'Ele e dos homens. 
      Ser Mais Mulher, é estar atenta à imagem que passa de si mesma, e examinar se ela está a refletir em verdade a Mulher que Deus quer que ela seja, e muitas vezes para fazer essa analise e transformação  ela precisa de humildemente aceitar o que dizem que ela é! Se falarem bem a glória seja para Deus, se falarem mal, que seja mentira ou que provoque mudança.  EP






Sem comentários:

Enviar um comentário