quarta-feira, 20 de abril de 2016

Partilha 129 - Que não sejamos falsa publicidade, porque isso também é enganar!






   Que maravilha de fruta! Dizia eu, naquele dia de sol em que o que me apetecia era aquela maçã fresquinha retirada do frigorifico...Quando acabo de dar a primeira trinca, um gosto amargo invadiu toda a boca e até pareceu que era uma brincadeira de mau gosto, tal era a cor escura e feia que estava dentro daquela linda maçã. Fiquei tão desiludida e confusa...como é que uma maçã com um aspecto perfeito poderia estar podre por dentro?
      

      E daquela vez, em que no hotel em que estávamos instalados para umas férias de família, recebemos uns panfletos que faziam publicidade a um aquário onde poderíamos observar mais de duas mil espécies de peixes diferentes, inclusive conhecer quase tudo acerca das diferentes espécies de tubarões. Quando o meu filho do meio, completamente fascinado pelo mundo aquático, viu o panfleto, reagiu de uma maneira entusiasta: "Uau!!!" As fotografias e imagens do aquário eram incríveis, e davam vontade de qualquer um querer visitar aquele lugar. Podia seguinte, lá vamos nós todos animados e curiosos, quando chegamos ao lugar e começamos a visita, pensamos que estávamos no lugar errado, porque todo o panfleto era um exagero, quase a caminho da mentira, pois os aquários eram minúsculos e em relação aos tubarões...bem, deveriam ser os filhos dos bebés mais pequenos da espécie mais pequena... a vantagem é que o vidro do aquário era uma lupa e assim tínhamos a sensação de que tinham um tamanho aceitável! O meu filho dizia: "Mamã, não é aqui que eu quero ir!"
     O povo diz: "As aparências iludem", mas nós nunca pensamos que a discrepância entre o que se vê e o que está escondido pode ser tão grande, mas a verdade, é que independente das aparências o mais importante é o conteúdo! Que fique claro, que a imagem e o que se vê, é também importante, mas tem que estar de acordo com a verdade e com a essência.
      Jesus com os seus ensinamentos, pretendia que os os seus ouvintes vivessem uma transformação de "dentro para fora", que dessem importância ao que estava dentro deles e quem eles eram "longe das câmaras e dos holofotes" da vida. Dentro muitos textos acerca deste tema, podemos ler por exemplo, este que se segue : 
      "Então, Jesus disse à multidão e aos seus discípulos:"Os mestres da lei e os fariseus se assentam na cadeira de Moisés.Obedeçam-lhes e façam tudo o que eles lhes dizem. Mas não façam o que eles fazem, pois não praticam o que pregam. Eles atam fardos pesados e os colocam sobre os ombros dos homens, mas eles mesmos não estão dispostos a levantar um só dedo para movê-los."Tudo o que fazem é para serem vistos pelos homens. Eles fazem seus filactérios bem largos e as franjas de suas vestes bem longas; gostam do lugar de honra nos banquetes e dos assentos mais importantes nas sinagogas, de serem saudados nas praças e de serem chamados ‘rabis’... Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Vocês limpam o exterior do copo e do prato, mas por dentro eles estão cheios de ganância e cobiça. Fariseu cego! Limpe primeiro o interior do copo e do prato, para que o exterior também fique limpo. Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Vocês são como sepulcros caiados: bonitos por fora, mas por dentro estão cheios de ossos e de todo tipo de imundície. Assim são vocês: por fora parecem justos ao povo, mas por dentro estão cheios de hipocrisia e maldade." 
                                                                                                      Mateus 23: 1-7; 23:25-28
    O religiosos da altura viviam de aparência, falavam do que não viviam, apenas para que quem visse pensasse deles o que eles não eram, e Jesus claramente diz que quem quer viver verdadeiramente os ensinos de Deus não pode ser assim, tem que tratar do que está por dentro e depois ficar limpo por fora! 
    O Apóstolo Pedro, em umas das suas cartas, também escreve às mulheres:
"A beleza de vocês não deve estar nos enfeites exteriores, como cabelos trançados e jóias de ouro ou roupas finas. Pelo contrário, esteja no ser interior, que não perece, beleza demonstrada num espírito dócil e tranqüilo, o que é de grande valor para Deus." 
                                                                                                       I Pedro 3:3,4
     Que grande tristeza, quando as pessoas que se aproximam de nós, pensarem um grande coisa, por causa do que aparentemente transmitimos, mas depois de conviverem e conhecerem mais um pouco, ficarem desiludidas e até "com gosto amargo" em relação a nós. Como mulheres, também gostamos muito de utilizar o pronome pessoal "eu", e repetidamente condenamos, negamos e até apontamos o dedo. Mas convém que não sejamos assim, que o nosso interior, ou seja, quem realmente somos, seja aprazível, com bom gosto. Que não sejamos falsa publicidade, porque isso também é enganar!
      A maçã que apodrece de dentro para fora, é provável que esteja estragada desde a sua origem, porque próximo da semente existem lugares vazios que são muitas vezes preenchidos por fungos, e mesmo que seja colhida e transportada para câmaras frias, não se pode evitar que fique podre por dentro. Quanto mais a maçã estiver no frio ou receber qualquer tipo de humidade, mais favorece ao crescimento desses micro-organismos que apodrecem a fruta. 
    Com isto quero dizer, que nós também não temos de origem uma tendência boa ou pura, parece que é automático o mal, a língua foge para o que não deve, os pensamentos rapidamente fogem para o caminho errado, e nós temos de perceber isso, reconhecer e querer tratar, para que esse mal não prospere. Apesar de o nosso interior teimar em ser mau, Deus tem poder regenerador e transformador, quando abrimos o nosso coração para a fé em Jesus Cristo, com Salvador das nossas vidas, tudo dentro de nós recebe vida e dá-se um novo recomeço de quem nós somos. Por isso, não temos desculpa, Jesus quer mudar o nosso interior, para fazer o exterior reluzente e para que ambos sejam reais e verdadeiros.  
   Infelizmente, refugiamo-nos em aparências boas, mas o nosso interior está cheio de lugares vazios que estão preenchidos com fungos, que estão a apodrecer o nosso interior, mas para Deus nunca é tarde para restaurar seja o que for. 
   Ser Mais Mulher, é estar sarada e curada, estar bela e limpa, por dentro e refletindo isso por fora! EP











         

Sem comentários:

Enviar um comentário