segunda-feira, 1 de abril de 2019

Partilha 182 - Mara ajuda a valorizar Elim! (Ex 15 fim)

    
     Existem enormes diferenças entre "tentação" e "provação". Por exemplo, tentação é para destruir a pessoa, já a provação é para fazer crescer a pessoa. Tentação nunca vem da parte de Deus, provação pode ser o plano de Deus. Tentação pode ter haver com fraquezas ou tendências da pessoa, a provação não. A Tentação é maligna, a provação pode até ser uma benção.
    Por causa de tudo isto, com consciência sabemos que Deus não nos tenta mas permite provações, para que cresçamos e experimentemos o Seu grande poder na nossa vida.
     Depois de toda aquela grande vitória sobre o exército do Faraó no Mar Vermelho, o povo continuou a caminhada para alcançar a promessa de Deus. Sentiram-se imbatíveis, confiantes e sem medo de enfrentar o deserto, pois tinham visto o sobrenatural acontecer! Mas passados três dias de caminhada no deserto, toda a euforia e confiança, transformaram-se em fraqueza.

"Depois fez Moisés partir os israelitas do Mar Vermelho, e saíram ao deserto de Sur; e andaram três dias no deserto, e não acharam água. Então chegaram a Mara; mas não puderam beber das águas de Mara, porque eram amargas; por isso chamou-se o lugar Mara. E o povo murmurou contra Moisés, dizendo: Que havemos de beber? E ele clamou ao Senhor, e o Senhor mostrou-lhe uma árvore, que lançou nas águas, e as águas se tornaram doces. Ali lhes deu estatutos e uma ordenança, e ali os provou. E disse: 1 Se ouvires atentos a voz do Senhor teu Deus, 2 e fizeres o que é reto diante de seus olhos, 3 e inclinares os teus ouvidos aos seus mandamentos, 4 e guardares todos os seus estatutos, nenhuma das enfermidades porei sobre ti, que pus sobre o Egito; porque eu sou o Senhor que te sara. Então vieram a Elim, e havia ali doze fontes de água e setenta palmeiras; e ali se acamparam junto das águas." Êxodo 15:22-27

     Cheios de sede finalmente encontram água! Imaginem comigo, aquela multidão a olhar de longe e a ver a água, as crianças começaram a correr para chegar mais depressa, os homens a forçarem os animais a ganhar mais velocidade e as mulheres cheias de alegria porque assim que bebessem água poderiam finalmente lavar o seu cabelo, kkkk. Brincadeiras à parte, podemos ter a certeza que enquanto avistavam a água e percorriam os últimos metros, diziam: "Obrigada Deus, temos água!", "Deus está conosco!". Mas quando chegaram ao lugar...a água não prestava. Que desilusão! Em poucos momentos, o que era uma dádiva de Deus passou a ser motivo de murmuração. O povo diante daquela água má, não conseguiu ver a bondade de Deus.
      Quando Moisés clamou a Deus, recebeu orientação divina para reverter o quadro e transformar a amargura da água em doçura.  E foi ali pela primeira vez que Deus ensina o povo de como permanecer debaixo da proteção de Deus. Se ouvires, se fizeres, se inclinares e se guardares os mandamentos de Deus, a Sua proteção e cuidado não vão faltar... partiram dali para um lugar cheio de sombra e de água, o bendito Elim!
       Agora queria pensar convosco, porque é que Deus não levou o povo logo para Elim? Onde a água era boa e abundante? Porquê passar por Mara? Para que Deus pudesse provar o povo e leva-lo a conhecer quem é Deus.
       Não fiques desiludida quando tudo está a correr tão bem e de repente parece que o quadro muda, e que tu sentes que foste abandonada! Não é assim, porque Deus não te abandonou, mas fez-te passar pelas águas amargas apenas para veres a mão d'Ele a transforma-las por tua causa. A tua paragem não é Mara, mas Elim! Por outro lado é diante das águas amargas transformadas em doces, que Deus te está a ensinar como viver na Sua presença. Porque a vida com Deus não é desorientada, pelo contrario, Deus tem um caminho bem definido para quem quer desfrutar da Sua bênção. O caminho é ouvir Deus, praticar o que Ele ensina, submeter em obediência aos seus ensinos e guardar os seus mandamentos como quem guarda o maior tesouro.
       Quando chegamos a momentos bons como Elim, sabemos que foi Deus quem nos deu tudo, que não fomos nós mesmas, mas que tudo é Deus quem nos dá!
       Ser MaisMulher é aprender em Mara para poder saber agradecer em Elim. Ela não quer murmurar, mas estar atenta ao livramento que Deus lhe vai dar.

Sem comentários:

Enviar um comentário